quinta-feira, 24 de julho de 2008

3

Delícia

  • quinta-feira, 24 de julho de 2008
  • Saga de Animes
  • Share
  • 1.Uma descrição do blog pela autora Marisa:
    O Delícia é meu playground. Brinco de cientista, pesquiso técnicas de produção de produtos como shoyu e misso, faço testes, resgato receitas antigas, provo ingredientes novos. Cozinhar, para mim, é divertido e procuro mostrar que cozinhar pode ser muito fácil.


    Visite Blog Delícia


    2.Qual é a especialidade do blog? Quais são as iguarias principais?
    Como sou descendente de japoneses e porque morei 16 anos no Japão, é natural que muitas receitas sejam nipônicas. Comecei escrevendo sobre coisas fundamentais da culinária japonesa e passei a contar do que provei e o que faço em casa.


    3.Qual a freqüência que você escreve? Qual o ritmo do das postagens?
    Procuro manter uma média de uma publicação diária. Evito textos longos, já que a maioria dos internautas não gasta mais que dois minutos por página, de um modo geral. Se necessário, volto a escrever sobre o mesmo assunto.


    4.Quando criei um blog de receitas, imaginei que as pessoas pudessem debater sobre (por exemplo falar o que dá certo, o que dá errado e tal). Mas isso não aconteceu, com você aconteceu o mesmo? A que atribui essa falta de participação dos leitores?
    Creio que é o mesmo o que ocorre em sites de relacionamentos, como o Orkut, Facebook, etc. Muita gente lê, mas poucos participam. Não posso dizer com certeza porque isso ocorre. Talvez seja um vício da própria Internet, onde se busca informação, de forma rápida e seletiva. O internauta já busca por uma resposta. Se não a encontra no blog, vai procurar em outro lugar.


    5.Seus amigos de convívio, fora os conhecidos da Internet, visitam e participam do seu blog?
    Tenho amigos que fiz na própria Internet e que viraram amigos pessoais. E amigos que fiz no Japão com os quais, agora, só tenho contato via Internet. Eles visitam o blog com frequência. Alguns publicam comentários, mas a maioria prefere enviar mensagens diretamente para mim.


    6.O que te motiva manter este blog?
    Um dos motivos da criação do blog foi o fato de que, quando voltei ao Brasil, percebi que a culinária japonesa era muito diferente do que se faz por aqui. Faltava algo além do sushi e sashimi. Outro motivo foram os próprios sites de relacionamento, perguntas de amigos e até de desconhecidos. Achei que seria mais cômodo criar um blog com sistema de busca para organizar as receitas e dicas, já que tudo é automatizado. Um site daria mais trabalho para administrar. Claro que comentários e elogios fazem-me sentir que estou no caminho certo.

    7.Qual sua profissão ou o que faz? E em que se relaciona com seu blog?
    Cozinho desde os oito anos. Poderia dizer que sou cozinheira. Mas a curiosidade me levou a fazer desenho arquitetônico, ser bancária, estudar Física, trabalhar na indústria de alimentos, plástica, automobilística, eletrônica. Agora estou indo trabalhar na cozinha de um hotel e estou fazendo pesquisas para um livro. Creio que o blog é o resultado dessa mistura toda.


    8.Possui outros blogs? Se possui, qual o tema deles? Se não possui, quais temas além de culinária gosta de ler em blogs?
    Não, não possuo outros blogs. Estou começando a traduzir o conteúdo do Delícia para o inglês, apenas. Visito com freqüência os blogs dos amigos e também sobre tecnologia.


    9.Com analise do tráfego e comentários, você poderia dizer quem são seus visitantes, que tipo de público recebe em seu blog?
    Apaixonados por culinária japonesa, cozinheiros amadores (mais no sentido daquele que ama), estudantes e profissionais da gastronomia.


    10.Um blog de culinária tem conteúdo? Tem informação relevante? Qual sua opinião, já que este é o principal debate na Blogosfera hoje?
    Um blog, na minha opinião, é sempre o relato de um indivíduo, sujeito a ser parcial. Possuir ou não uma informação relevante, vai depender do critério do autor. Mas o mesmo se aplicaria a uma coluna em uma revista ou jornal. Possuir fontes confiáveis, buscar referências, ser consistente, pesquisar, fazem de qualquer texto - seja em um blog ou impresso - uma informação que pode ser relevante e não apenas uma afirmação vazia. Especificamente na culinária, muita gente se esquece que não se trata apenas de receitas. Comer tem a ver com nossa cultura, nosso momento, os estímulos que recebemos da mídia, lembranças, experiências. Um blog de culinária não tem que, necessariamente, se ater a receitas. Pode tratar de História, produtos disponíveis no mercado, agricultura, tecnologia de alimentos e até de moda. Com um leque tão amplo, pode, sim, ter conteúdo.


    11.Você acompanha as estatísticas do blog? Pelas estatísticas quais seus posts mais populares?
    O campeão é o Bolo de Chocolate. Em segundo lugar, um post sobre pipoca de arroz e o equipamento necessário para produzi-lo. Em terceiro lugar, sobre fermentos naturais (para pães). O curioso é que nenhum deles é de receita.


    Você assina e autoriza a publicação dessas declarações?
    Sim, eu, Marisa Tiemi Ono, autorizo a publicação das declarações acima.

    3 Responses to “Delícia”

    Luciana via Rec6 disse...
    26 de julho de 2008 às 18:50

    Entrevista Blogs - Blog Delícia...

    Você gosta de Comida Japonesa, então não perca de ler este blog. Aprenda como fazer deliciosas receitas e conheça mais sobre esta culinária....


    Usuário lucianaweb no diHITT disse...
    26 de julho de 2008 às 19:06

    Delícia...

    Você gosta de Comida Japonesa, então não perca de ler este blog. Aprenda como fazer deliciosas receitas e conheça mais sobre esta culinária....


    Blog DEghust disse...
    1 de agosto de 2008 às 08:48

    O blog Delicia é, sem dúvidas, um dos melhores blogs de gastronomia da net.

    Blog DEghust publicou um post sobre...Bolo Inglês simples


    Postar um comentário

    Subscribe