domingo, 31 de agosto de 2008

0

On The Rocks!

  • domingo, 31 de agosto de 2008
  • Saga de Animes
  • Share
  • 1.Descrição do blog pelo autor Thiago "James Capone":
    O On The Rocks é um espaço pra falar do nosso cotidiano geral. Música, cinema, notícias, culinária, coisas da internet, essas coisas. Tudo ao sabor do mais puro malte. ;D



    Visite On The Rocks!


    2.Quando você começou a blogar? E como tem sido manter o blog?
    28 de março de 2006. Nesse dia, sem nada pra fazer, disse "acho que vou fazer um blog", pra dois objetivos: melhorar o hábito de escrever, e ter algo diferente pra fazer na internet - aquele mundinho orkut-msn-email já tava enchendo o saco. E mantê-lo desde então está sendo muito interessante: estou sempre atento para o que seja interessante compartilhar, seja uma receita de bolo ou um devaneio sobre a influência da ortodontia para a propagação do mixuguês; e transformar o conteúdo em algo agradável de ler, ainda que fictício. O único problema é o tempo disponível para atualizações. Mas nada que não se resolva.


    3.Qual o tema principal do blog On The Rocks? Quais suas fontes e inspirações para escrever seus textos?
    Como disse antes, aqui se fala do cotidiano em geral, aquilo que nós vemos e fazemos dia-a-dia: música, esportes, cinema, um vídeo do Youtube... mas digamos que a linha editorial tende para o extravagante, aquelas situações estranhas e incomuns que pelo menos uma vez na vida passamos. A Lei de Murphy (e sua constante aplicação no dia-a-dia) foi por muito tempo a grande fonte inspiradora dos textos mais criativos. O On The Rocks ainda tem algumas séries, que volta e meia recebem novidades: os "Feriados Não-Oficiais", com os feriados extravagantes, mas que dá uma vontade de comemorá-los, em que seja por diversão, e "Doenças Psicológicas Contemporâneas", uma visão mais humorada sobre males urbanos diversos, como desatenção, stress e fobia de lojas de roupas. Acho que esse é a maior dificuldade na blogosfera: ela mesma se atualiza e dá pauta. Surgiu algo interessante, 10 blogs estão falando do mesmo tema. Se por um lado tem sempre um assunto fresquinho pra falar, é difícil manter a originalidade quando uma penca de gente está falando sobre esse mesmo assunto. Via de regra, não posto o que já apareceu em outro blog, justamente por que em cinco minutos mais três blogs terão um post parecido. Só quebro essa regra quando o assunto for muito bom e não se torne um hype, mas não considero a blogosfera como fonte. A fonte principal de um blog com a proposta do On The Rocks é o cotidiano, o dia-a-dia. Nem sei como não virou um simples diário virtual.


    4.Você obteve alguma inspiração em algum blog, antes de começar a publicar o seu?
    Na verdade eu nem sabia o que era um blog. Somente quando criei o meu é que comecei a procurar, pesquisar outros blogs. Daí se juntou uma galera que também estavam recém criando os seus, então um foi referência do outro, por assim dizer. Aqueles com quem mais trocava figurinha eram a Mary, do Outro Blog da Mary, a Bru, que hoje escreve o E=MC² e o Marcio, que escreve o Diplomacia Bossa Nova.


    5.Os objetivos do blog estão sendo alcançados? Está valendo a pena?
    Não tinha grandes ambições quanto ao blog quando eu o criei. Na época sequer se falava em AdSense, posts patrocinados, era tudo mais "puro e ingênuo" na blogosfera. Então os objetivos estão sendo alcançados: compromisso com textos de qualidade, não posto qualquer coisa por postar, tenho uma audiência fixa pequena, mas fiel. Só um objetivo que não consigo alcançar, que acho vital: atualizar com freqüência fixa. Embora o povo entenda que blogueiro trabalha, estuda, tem vida social, sinto como uma falta de compromisso com aqueles leitores que vão toda semana ver se tem post novo e não acha nada...


    6.Existe algum trabalho de divulgação do blog? Pode descrever?
    A divulgação do blog se dá das maneiras tradicionais: ping em indexadores como Technorati e BlogBlogs (fui um dos primeiros cadastrados! O.o), e participação na comunidade "Eu Tenho Um Blog", no Orkut (que foi onde se formou a rede blogueira que eu falei antes). Mas tem idéias novas surgindo, que espero ter tempo de executá-las. A começar pelo Calendário Caponeano, uma compilação da série "Feriados Não-Oficiais", que pretendo distribuir na blogosfera.


    7.Como você vê a Blogosfera em falando do número de blogs e da rentabilização?
    O número de blogs vêm crescendo mais e mais, isso não é novidade. O que mudou desde quando entrei nesse mundo foi que, graças à qualidade de uns, oportunismo de outros, e a mancada da Talent na famigerada campanha do Estadão, os blogs ganharam o pseudo-título de "veículo de mídia". Pseudo-título porque, apesar de serem sim mídia, poucos assumem as responsabilidades que isso significa, seja por despreparo, seja por não estarem nem aí. Vejo isto refletir na rentabilização: há poucos meses tivemos a polêmica dos "blogs de aluguel", os blogs que recebem dinheiro ou produtos para publicarem um publieditorial. Não vejo problema em blogueiro querer ganhar dinheiro com seu blog, a grana tá curta pra todo mundo. Mas muita gente está escrevendo "vi um guarda-chuva maravilhoso, ele mudou minha vida". E grandes empresas se aproveitam deste despreparo/descaso blogueiro para oferecer propostas indecorosas: um post falando bem de um atleta por promessas de parceria, nem por dinheiro é. O André Dahmer inclusive foi bem claro em seu texto sobre o assunto: isso inclusive vai contra o código do consumidor, que no artigo 36 diz: "A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal." Não é proibido vender espaço publicitário em blog, apenas deve ser feito da forma correta, que é identificar o post como publicidade, ser imparcial na resenha, ser transparente com seu leitor. E não vender espaço por migalha - o blogueiro tem que saber seu valor, afinal muitas vezes precisas dedicar um tempo que não tem. Nem falei de AdSense/AdWords, porque ainda não conheci nenhum blogueiro que tenha conseguido arrecadar o valor mínimo necessário para o resgate da grana acumulada. Com outros tipos de sites deva funcionar, mas em blogs é meio complicado...


    8.Com analise do tráfego e comentários, você poderia dizer que tipo de informação os visitantes mais procuram?
    Por ser um blog cotidiano, chega leitor buscando tudo que é tipo de informação. Mas o Sr. Google manda pro blog aqueles que procuram: a) cantadas de pedreiros; b) receita de molho de coração de galinha; c) fotos do Valle Nevado - Chile; d) doenças psicológicas contemporâneas; e e) blackout alcoólico. Estas são as buscas mais freqüentes.


    9.Qual post seu que você mais gostou, e ele fez o sucesso que você gostaria?
    Ah, foram vários... O mais repercutido, inclusive offline, foi o post sobre o Dia do Equilíbrio, onde ensino como é possível equilibrar um ovo de galinha em pé, sem truques. Aliás, tá perto, dia 23 de setembro, que tal fazer o teste?
    Mas outro que devo falar também foi o post da Rennerfobia. Se já é estranho uma pessoa (no caso, eu) sentir mal-estar a ponto de evitar lojas de roupas, imagine ouvir mais pessoas que dizem ter a mesma reação?


    10.Possui outros blogs? Se possui, qual o tema deles? Se não possui, quais blogs costuma visitar?
    Tive uma tentativa de um blog de textos poéticos. Mas não durou, não tenho a veia literária para manter um blog só com isso. Ainda.


    11.Responder a todos os comentários; só aos que interessam ou a nenhum? E por que?
    Gostaria de responder a todos, mas se o tempo já é curto para atualizar, imagine para responder comentário. E olha que nem são tantos comentários. Mas é difícil também responder àqueles que deixam "ah, legal teu blog, passa lá no meu". Procuro responder aos comentários que dão uma opinião sobre o post, afinal é um espaço de discussão.


    12.Como é receber pessoas que lêem o que você escreve?
    A sensação é muito boa. Você tem uma noção de quantas pessoas passam pelo seu blog, mas particularmente eu fico curioso em saber quem são meus leitores. É ótimo alguém receber um e-mail ou scrap dizendo "Bah, gostei do blog". Melhor quando a relação blogueiro-leitor vai além da vida online. Mas eu ainda me pego surpreso quando, numa roda de bar, alguém me diz: "bah, mas vi no teu blog que...".


    13.Em até 5 palavras diga o pensa sobre:


    a) Blogosfera - "Cresceu, mas ainda precisa amadurecer."
    b) Orkut - "Ainda serve pra algo."
    c) O Brasil - "Não é pra principiantes" (Obrigado,Tom Jobim!)
    d) Plagio - "Crime, deve ser punido."
    e) "Miguxês" - "Eca!"
    f) Seu Blog - "Tá melhorando..."


    Você assina e autoriza a publicação dessas declarações?
    Claro! Autorizo e assino embaixo!
    --
    Thiago Ferronatto

    0 Responses to “On The Rocks!”

    Postar um comentário

    Subscribe