segunda-feira, 6 de outubro de 2008

25

UsuárioCompulsivo

  • segunda-feira, 6 de outubro de 2008
  • Saga de Animes
  • Share
  • 1.A descrição do blog pelo autor Compulsivo:
    Vou aproveitar para fazer o meu jabá: É a memória virtual do usuário compulsivo digital onde você encontra tutoriais e templates para o Blogspot. Dicas de programas e serviços gratuitos na web. Opinião, humor e mulher pelada!


    Visite UsuárioCompulsivo


    2.Quem é o autor? De onde surgiu a idéia de criar o blog?
    Sou catarinense, moro em Balneário Camboriú e escrevo sob o pseudônimo "Compulsivo". Quando criei o blog, estava precisando de um lugar para centralizar minhas anotações sobre configuração de servidores FreeBSD e precisava que essas informações estivessem disponíveis independente do computador que eu estivesse usando.
    Aproveitei que já tinha uma conta no Blogger desde 2004 e criei o UsuárioCompulsivo. Com o tempo passei a publicar outros assuntos, como minhas aventuras na personalização do meu próprio template, algumas piadinhas engraçaralhas, trocadalhos do carilho e fotos de mulheres nuas ;-)


    3.Quando você e seu blog começaram a "defender" a hospedagem do Blogspot? E por que?
    Não houve um divisor de águas, foi uma coisa natural, que evoluiu a partir da percepção da existência de um preconceito velado contra os usuários do serviço de blogs do Google.
    Existem alguns "gurus" de meia tigela por ai, que vendem a idéia de que é necessário gastar dinheiro para ter uma página pessoal de qualidade na Internet, com a segunda intenção de vender um plano de hospedagem.
    Trabalho com Internet há quase 10 anos e sei que isso não é verdade. É perfeitamente possível ter uma página alto padrão utilizando serviços gratuitos como o Blogspot.
    Talvez você não saiba, mas eu uso o Wordpress num ambiente Intranet, portanto conheço bem a plataforma, mas como não quero esquentar a cabeça, nem gastar dinheiro, optei pela facilidade que o Blogspot me oferece.


    4.Existe um momento de se ter um domínio próprio, mesmo que hospedado no Blogspot? Pode explicar como?
    Isso foi uma indireta para o UsuárioCompulsivo, que ainda usa um subdomínio .blogspot?
    Creio que o melhor momento para se adquirir um domínio próprio é logo no início, até antes dos primeiros leitores, pois quanto mais se posterga essa decisão, mais complicada fica a migração.
    Porém como muita gente começa na empolgação e depois dos primeiros meses abandona o blog, frustrado por não ter muitas visitas ou comentários.
    Creio que o melhor momento para se adquirir um domínio próprio é passada essa primeira fase, mais complicada, quando o editor já sente mais confiante.
    No caso do UsuárioCompulsivo, acabei deixando passar este momento de migrar e acabou se tornando inviável, dada a popularidade, e o ranking do Blog. Mas como um dos temas centrais do blog é o próprio Blogspot, não vejo problema em mantê-lo no subdomínio, até porque isso nunca atrapalhou tanto assim...


    5.O que alimenta seu blog (o que faz ele permacer vivo)? Visitas, idéias, lazer, dinheiro ou outro?
    Os comentários são estimulantes, principalmente os agradecimentos de pessoas que conseguiram melhorar seus blogs com as dicas que encontraram no UsuárioCompulsivo. Outra coisa que me dá muita satisfação é ver o nosso grupo de discussão BlogspotBrasil no Google Groups (crescendo a cada dia, com discussões de ótimo nível e perceber que não estou lutando sozinho contra o preconceito ao Blogspot. Quando comecei, queria ter mais visitas. Quando consegui mais visitas, queria ter mais comentários. Quando consegui mais comentários, passei a querer mais dinheiro ;-) Acho que uma coisa vai puxando a outra.


    6.Qual sua profissão ou o que faz? E em que se relaciona com seu blog?
    Trabalho com informática, mais precisamente com infra-estrutura de redes e servidores FreeBSD. Já trabalhei num provedor de acesso, na época do acesso discado, aqui da minha região e numa empresa de hospedagem de sites para video-locadoras. Atualmente sou Coordenador de T.I. no CPD de um escritório contábil.
    Dizem que quem trabalha com informática tem dificuldades de explicar sua profissão... (como as putas).


    7.Qual post você mais curte em seu blog, e qual você não achou que ficou legal?
    Gosto dos posts com mulher pelada ;-) Tinha alguns que eu não gostava e apaguei... Na verdade procuro publicar, se não na sua totalidade, pelo menos a maioria de assuntos que eu goste.


    8.Quais suas fontes e onde obtém material para escrever seus textos?
    Leio muitos blogs de fora do Brasil, principalmente em inglês e espanhol. Também faço muitos testes para implementação de recursos no Blogspot conforme as necessidades se apresentam.


    9.Você acredita que conseguir visitantes seja como uma guerra, vale tudo?
    Não, numa guerra você é permitido e incentivado matar seu oponente ;-)
    Creio que não se infringindo as leis, inclusive as de direitos autorais, vale tudo sim e o que conta no final é a criatividade de cada um para se destacar e aumentar a base de visitantes e assinantes.


    10.Como você vê a Blogosfera em falando do número de blogs e da rentabilização?
    Acho que no Brasil a blogosfera ainda está engatinhando. Temos muitos blogs, alguns poucos mais destacados, mas em geral poucos leitores, que são basicamente autores de seus próprios blogs.
    Particularmente no caso do UsuárioCompulsivo isto é bom, pois o publico alvo principal são os usuários iniciantes da plataforma Blogspot, e quando mais novos usuários, mais potenciais leitores para o UsuárioCompulsivo.
    Mas eu acredito que precisamos parar de escrever apenas para outros blogueiros e pensar em escrever para pessoas "normais" que não sabem a diferença entre um site, blog ou portal e nem precisam ou querem saber....


    11.Para você, o que está faltando na Blogosfera atualmente?
    Acho que está relacionado a pergunta anterior. Estão faltando mais leitores não-blogueiros...


    12.Você já precisou enfrentar plagiadores? Como você lida com esse assunto?
    Já enfrentei vários! Eu costumava ter uma postura bem agressiva contra plagiadores, mas percebi que isso não resolvia, pois normalmente é gente que está começando e nem tem noção do que está fazendo. Então tenho procurado conciliar e peço educadamente que seja dado os créditos ou então removido o texto.
    Blogs assim não prosperam, pois o Google odeia conteúdo duplicado e joga esse tipo de site para escanteio nos seus resultados.


    13.Troca de links e banners funciona? Pode relatar sua experiência, se existem prós e contras?
    Até duas semanas atrás isso não existia no UsuárioCompulsivo, todos os links que recebemos foram espontâneos e os nossos para outros sites idem. Atualmente reformulamos nossa política de parcerias com o objetivo de dominar o mundo alavancar o PageRank e a posição do UsuárioCompulsivo no ranking do BlogBlogs.
    Porém isto não fez com que a quantidade de links para o UsuárioCompulsivo aumentasse muito, pois a maioria dos parceiros que solicitaram a inclusão no nosso roll, já tinham links apontando para o site.
    Acho que um meme criativo é muito mais eficiente que uma simples troca de links entre sites que não tem nada a ver um com o outro, por exemplo.


    14.Poderia comentar o resultado do Best Blogspot Brasil Compulsivo?
    Pra falar a verdade eu esperava ganhar a competição ;-) Foi legal por um lado, pois conheci ótimos blogs hospedados no Blogspot, recebi muitos links e tal. O lado ruim é que o pessoal não levava as regras muito a sério. Principalmente no final e só indicavam os amigos que já tinham indicado eles primeiro. Dá um baita trabalho organizar tudo isso sozinho e claro bancar a premiação. Não sei se faria novamente, sozinho tenho certeza que não...


    Você assina e autoriza a publicação dessas declarações?
    Yep!

    25 Responses to “UsuárioCompulsivo”

    Edney Souza disse...
    6 de outubro de 2008 às 18:35

    Pô achei que iam revelar a verdadeira identidade do Compulsivo :)

    Edney Souza publicou um post sobre...Lessig e a cultura do remix


    Paulo Sidney disse...
    6 de outubro de 2008 às 18:42

    Olha...sem dúvida uma das ou talvez a melhor entrevista que li aqui.

    Abraço
    Paulo Sidney
    http://www.englishcaffe.blogspot.com

    Paulo Sidney publicou um post sobre...Changes


    domelhor.net disse...
    6 de outubro de 2008 às 20:28

    ...

    ...


    Juliana Sardinha disse...
    6 de outubro de 2008 às 20:36

    Por isso não, Edney...vou lançar uma promoção: descubra a identidade do Compulsivo. Já pensou quantos links vou receber? rsss
    Abraços

    Juliana Sardinha publicou um post sobre...Adequação lingüística, uma questão de bom senso


    Anonymous disse...
    6 de outubro de 2008 às 20:39

    UsuárioCompulsivo...

    Entrevista feita com o expoente atual da blosgofera, UsuárioCompulsivo. Ele sobre sua profissão, Blogspot e o domínio do mundo....


    Luciana via Rec6 disse...
    6 de outubro de 2008 às 20:53

    UsuárioCompulsivo...

    Entrevista feita com o expoente atual da blosgofera, UsuárioCompulsivo. Ele sobre sua profissão, Blogspot e o domínio do mundo.
    ...


    diga cultura disse...
    6 de outubro de 2008 às 20:56

    UsuárioCompulsivo...

    Entrevista feita com o expoente atual da blosgofera, UsuárioCompulsivo. Ele sobre sua profissão, Blogspot e o domínio do mundo....


    LucianaWeb disse...
    7 de outubro de 2008 às 00:36

    Pior que eu tentei! Coloquei "Quem é o autor?" com essa intenção.
    Mas ele escapuliu!


    Compulsivo disse...
    7 de outubro de 2008 às 06:03

    Luciana, quero te agradecer por publicar esta entrevista e não revelar que na verdade eu é que me convidei para ser entrevistado ;-)

    Não imaginava que as perguntas seriam tão difíceis, por isso demorei tanto para responder. Mas acho que ficou bom, afinal comentário do Homem, da lenda, do mito: Interney, logo de cara, não é para qualquer um ;-)

    Como já disse no BloggerCast, minha real identidade não é secreta. É apenas irrelevante...
    Edney, entra em contato pelo meu formulário que nos apresentamos ;-)
    Juliana, assim não vale, pois você já sabe meu nome...

    []'s
    Compulsivo


    Usu?rioCompulsivo disse...
    7 de outubro de 2008 às 06:49

    Entrevista Blogs - UsuárioCompulsivo ...

    Esta semana a Luciana publicou uma sensacional e avassaladora entrevista com o modesto autor do mais bem ranqueado blog brasileiro da atualidade, hospedado no Blogspot, EU! (Eu sei que estou insuportável ;-)...


    Ulisses disse...
    7 de outubro de 2008 às 07:39

    Entrevista supimpa...
    E não, sua identidade não é irrelevante. Logo logo vão começar a convidá-lo para festinhas e por aí vai.. hehehe E aí, "comofaz"?
    Parabéns =]

    Ulisses publicou um post sobre...Comerciais Criativos e Premiados


    Lundquist disse...
    7 de outubro de 2008 às 07:40

    Essa entrevista foi muito interessante, o Usuário Compulsivo é um dos blogs que eu acompanho sempre.
    Luciana eu não conhecia (infelizmente) seu blog, quero dizer que adorei a sua idéia. E vou acompanhar suas entrevistas.


    Daniel disse...
    7 de outubro de 2008 às 07:53

    Parabéns Luciana pelo blog e pela entrevista. Tenho o prazer de afirmar que leio o usuário compulsivo há muito tempo, bem antes dele atingir a sua popularidade atual.Foi um dos blogs que me inspirou a vontade de ter um blog também. Diversas melhorias que logrei alcançar no meu blog, foram possíveis graças as pesquisas compulsivas.


    Douglas disse...
    7 de outubro de 2008 às 09:26

    Pois é, também vim correndo saber quem é a mente da plataforma blogger "Usuário compulsivo".

    Pelo jeito, não vamos saber nunca. U_U'

    Ótima entrevista!

    abçs!

    Douglas publicou um post sobre...Windows Live Writer


    Fabio Santos disse...
    7 de outubro de 2008 às 09:51

    Ótima entrevista com o Compulsivo, sou fã desse cara. Como disse o Interney, já tá na hora de mostrar a cara, né Compulsivo? Um abraço a todos.

    Fabio Santos publicou um post sobre...Promoção Ganhe Dinheiro 2 Anos


    Monthiel disse...
    7 de outubro de 2008 às 10:52

    Olha, ótima entrevista essa hein! como disse o Edney, está na hora de mostrar a cara hein! Tá todo mundo curioso...

    Abraços,
    Monthiel

    Monthiel publicou um post sobre...A Menina que Roubava Livros e a Cidade do Sol


    Cidão disse...
    7 de outubro de 2008 às 11:07

    Quem será o Compulsivo? Um dos maiores mistérios da blogosfera nacional. Esse é um caso digno para Mulder e Scully resolver! Chamem o FBI!!! ;o)

    Excelente entrevista! :o)

    Cidão publicou um post sobre...Sobre os países ricos e países pobres


    o cara disse...
    7 de outubro de 2008 às 11:33

    muito bom o nível da entrevista, principalmente o das respostas :D. parabéns a autora deste blog.


    Rodrigo disse...
    7 de outubro de 2008 às 18:04

    Ótima entrevista!
    Também sou fã desse cara que usa o codinome Compulsivo.

    Rodrigo publicou um post sobre...Transforme Fotos em Linha Artística


    lins disse...
    7 de outubro de 2008 às 18:13

    excelente idéia do blog! Aliás, o compulsivo é uma constante fonte de inspiração, junto com a juliana sardinha

    lins publicou um post sobre...Arquétipos


    Ulisses Adirt disse...
    7 de outubro de 2008 às 21:53

    A transição entre o humor dele e as respostas sérias são ótimas. A entrevista ficou mto boa.

    Ulisses Adirt publicou um post sobre...Resultado da eleição


    Dav7 disse...
    8 de outubro de 2008 às 02:41

    E eu que acreditava que o Usuário era mesmo um robo, planeado para frequentemente postar um texto em seu blog, afinal é humano e responde a entrevistas :P

    (estou brincando com associação à sua mascote :P)

    Foi através dele que conheci este blog, e a partir de agora sou assinante!

    Parabéns Luciana Santos do RJ ;)

    Dav7 publicou um post sobre...3º pagamento instantâneo do Buxout


    Gabriel Dread Siqueira disse...
    8 de outubro de 2008 às 14:36

    Muito boa a entrevista.
    Me chamou atenção essa questão que o Compulsivo mencionou, da blogosfera brasileira ainda estar engatinhando, e que os leitores são também blogueiros. Acaba que o principal assunto dos blogues é... blogosfera...
    Mas chegou a hora de mudarmos isso!
    É o Blog Action Day 2008! No dia 15 de Outubro, vamos todos mudar a conversa.
    Saiba mais em:
    Blog Action Day 2008

    Um abraço

    Gabriel Dread Siqueira publicou um post sobre...Vermelha ou azul?


    Rosana Oshiro disse...
    10 de outubro de 2008 às 22:45

    "Mas eu acredito que precisamos parar de escrever apenas para outros blogueiros e pensar em escrever para pessoas “normais” que não sabem a diferença entre um site, blog ou portal e nem precisam ou querem saber…."
    Falou tudo!
    Perfeito!
    Parabens Compulsivo pelas ótimas respostas!
    e Luciana pela excelente entrevista!
    Rosana
    P.S.: A identidade secreta é uma das maiores fantasias da mulherada...O compulsivo não é NADA bobo... huahuahuahua

    Rosana Oshiro publicou um post sobre...O melhor comercial da década !!!


    Eli receitas disse...
    30 de dezembro de 2008 às 15:14

    Gostei muito desta entrevista pois sempre tive curiosidade de saber um pouco sobre o Compulsivo. Valeu, abraços

    Eli receitas publicou um post sobre...Receita Para Ler e Refletir


    Postar um comentário

    Subscribe