terça-feira, 19 de abril de 2011

5

Especial Blogosfera Brasil

  • terça-feira, 19 de abril de 2011
  • Saga de Animes
  • Share
  • O Entrevista Blogs fez uma entrevista diferente, hoje tem uma rede social como participante. Vamos conhecer o Blogosfera Brasil lançada recentemente mas bastante ativa, pois esta agrupando os donos de blogs que desejam espaço para se encontrar e discutir assuntos relacionados ao universo dos blogs.



    A Blogosfera Brasil é uma rede social de blogueiros

    Saiba um pouco sobre o criador, seu trabalho, aproveitando para conhecer e participar de mais essa ferramenta para nós blogueiros:

    Quem é o criador, idealizador e dono da rede social Blogosfera Brasil?
    Meu nome é Rodrigo Ribeiro Neto, tenho 38 anos, sou instrutor de informática e atualmente administro o blog Informação Virtual e a rede Blogosfera Brasil. Sou casado com uma mulher maravilhosa, Elisabete, que está sempre ao meu lado e apóia todas as minhas maluquices.

    Qual sua história e trabalhos na internet?
    Sou um utilizador assíduo da internet praticamente desde o seu início, acompanhei ideias geniais surgindo, desaparecendo e ressurgindo na web nestes anos todos.

    Criei o blog Informação Virtual em 2008 e desde então venho aprendendo cada dia mais sobre este fascinante mundo dos blogs. A Blogosfera Brasil surgiu em 2009 como um metablog (blog sobre blogs) e foi transformado no início de 2011 numa rede social para blogueiros.


    De onde veio a vontade de criar uma rede social para blogs? O que te impulsionou a fazer?
    A Blogosfera Brasil surgiu como um metablog no final de 2009, minha ideia era postar artigos com dicas sobre como blogar, principalmente para os iniciantes no mundo dos blogs. No entanto percebi que a rede já está muito bem representada neste nicho, por exemplo com o Dicas Blogger, da Juliana Sardinha; o Ferramentas Blog, do Marcos Lemos; o Escola Dinheiro e o Escola WordPress, do Paulo Faustino; o GF Soluções e o Quero Criar um Blog, do Gustavo Freitas; entre tantos outros excelentes metablogs.

    Ao pesquisar um pouco percebi que na internet encontramos muitos agregadores de conteúdo e até alguns grupos criados por blogueiros em grandes redes sociais para tratarem de assuntos relativos aos blogs. Mas também notei que a blogosfera brasileira carecia de um espaço específico para que os blogueiros pudessem interagir, compartilhar conhecimentos, tirar dúvidas, divulgar seus trabalhos, enfim, ter uma rede para chamar de sua.

    Foi então que, no final de 2010, surgiu a ideia de transformar "o" Blogosfera Brasil (metablog) em "a" Blogosfera Brasil (rede social), principalmente pelo fato de o BlogBlogs, o único espaço que poderíamos chamar de "uma rede social para blogueiros" no Brasil, ter infelizmente encerrado as suas atividades.

    No dia 26 de janeiro de 2011 a Blogosfera Brasil entrou no ar e, aos poucos, vem chamando a atenção de cada vez mais pessoas. Em menos de três meses de existência a rede ultrapassou a marca das 100 mil visualizações de páginas e continua ganhando posições no ranking do Alexa, tudo isso graças aos parceiros e aos membros que ajudam a divulgar este projeto.

    E esse lançamento logo após o fim do BlogBlogs, qual foi o sentimento?
    Como eu disse anteriormente, o fim do BlogBlogs foi uma das motivações para eu ter criado a Blogosfera Brasil.

    Que fique claro, não tive, nem tenho a intenção de fazer da Blogosfera Brasil um substituta do BlogBlogs, pois isso seria impossível, já que o formato e a estrutura do Blogblogs eram outros, mas quero sim dar aos blogueiros um novo espaço para interagirem entre si. Considerei o fim do Blogblogs uma grande perda para a blogosfera brasileira e torço de coração para que um dia ele volte.

    Uma outra excelente rede social, que tem um perfil mais voltado para a agregação de conteúdo, é o diHITT, uma ferramenta essencial para quem tem blogs e quer divulgá-los na internet. Eu recomendo a todos!

    Com isso, conte-nos o que te anima a manter o projeto? O que acontece de bom que faz você querer continuar?
    O principal motivo de eu querer manter o projeto é o feedback que venho recebendo dos membros da rede, e que até agora tem sido excelente. Receber o apoio de pessoas que admiram o trabalho que desenvolvo é o combustível que me dá forças para continuar com esta ideia "maluca". (rs.)

    Agora, quais coisas acontecem com e por causa do Blogosfera Brasil te fazem pensar em desistir?
    Manter uma rede social não é uma tarefa tão simples quanto parece, pois além da parte técnica que exige conhecimentos que muitas vezes eu não possuo, existe também o fator humano da coisa. Uma rede social é feita de pessoas, pessoas têm pensamentos diferentes, e nem sempre é possível agradar a todos o tempo todo. Mas eu não desistiria da Blogosfera Brasil por este motivo, pois este projeto me faz aprender coisas novas todos os dias, e isto é fascinante.

    O que realmente me preocupa, e isto sim poderia causar o fim da rede, é a falta de dinheiro. Manter uma rede social no início não representa grandes investimentos, mas conforme ela vai crescendo os custos também aumentam e, neste momento, eu não estou preparado para isso.

    Monetizar a rede através de anúncios e contar com o apoio de pessoas e empresas através de doações são as únicas formas da Blogosfera Brasil manter-se viva. Aliás, são as únicas formas de qualquer projeto manter-se vivo!

    Acredita que com a popularidade irá conseguir controlar o spam e os trolls destruidores de credibilidade? Tem planos?
    Com certeza estes tipos de pessoas vão surgir aos montes na rede, é inevitável. A única maneira de eu poder controlar esta situação é com o apoio dos membros, através de denúncias. Mesmo assim estou ciente que será uma tarefa árdua e extremamente indigesta.

    Todos perguntam sobre o futuro, mas e o agora, o que esta fazendo na Blogosfera Brasil nesse momento?
    Meu trabalho na Blogosfera Brasil tem sido administrá-la, pesquisar e instalar novas ferramentas, corrigir bugs, divulgá-la, angariar fundos, enfim, mantê-la funcionando. Recebo várias sugestões e, na medida do possível, procuro aplicá-las ou adaptá-las na rede.

    Os membros podem participar ativamente no desenvolvimento da Blogosfera Brasil, por exemplo, colaborando com as traduções de alguns plugins, como fez o Renato Ponce que gentilmente traduziu a ferramenta de eventos.

    Deixe um recado para os leitores da entrevista:
    Primeiramente gostaria de agradecer o convite da Luciana para esta entrevista. Quero também fazer um convite a todos os leitores do Entrevista Blogs para conhecerem a Blogosfera Brasil e participarem desta rede que tem como principal objetivo promover o conhecimento coletivo.

    Falando em compartilhar conhecimento, quais debates no fórum do Blogosfera Brasil estão sendo mais produtivos na sua opinião?
    Acredito que o debate sobre plágio seja o mais polêmico e, conseqüentemente, o mais produtivo no momento. Segue o link para quem quiser opinar sobre o assunto:
    http://bit.ly/ejQEv4

    Como amigo de longa data do Entrevista Bogs fica com direito de fazer uma pergunta aos nossos visitantes:
    A pergunta que deixo para os leitores deste blog é: O mais lhe atrai numa rede social?

    --------------------------------------------
    Abraços,
    Rodrigo Ribeiro Neto
    Informação Virtual | Blogosfera Brasil

    5 Responses to “Especial Blogosfera Brasil”

    Gustavo Freitas disse...
    19 de abril de 2011 às 06:40

    Estão de parabéns pela escolha do Rodrigo para ser entrevistado, a Blogosfera Brasil foi uma ideia e tanto e já disse isso a ele algumas vezes. Torço para o sucesso do Rodrigo, pois realmente faltava um espaço dessa natureza para nós blogueiros,
    abraço e sucesso Luciana.


    Daniel Mattoso disse...
    19 de abril de 2011 às 07:32

    Sou usuário da Blogosfera Brasil (http://www.blogosferabrasil.com/members/d4nielm/), e tenho acompanhado ela fazem 02 meses.

    Entrei nela quando a mesma tinha um layout menos leve, e o Logotipo lembrava um "grafite" com 2 duas letras B.

    Sou um Blogueiro novo (3 meses - Abril/2011) e posso falar que no momento, metade do meu tráfego e dos comentários se dá a Blogosfera Brasil e o diHITT.

    Claro que o meu conteúdo é voltado ao pessoal da Informática, Linuxusers e também aos Blogueiros, mas o mais importante é o feedback que tenho obtido atraves do pessoal do Blogosfera Brasil.


    Claudio M.O. Moura disse...
    20 de abril de 2011 às 13:10

    Rodrigo, sem dúvida a iniciativa do Blogosfera Brasil está dando certo e o momento foi muito oportuno e bem escolhido.

    O que me impressiona na entrevista é imaginar como você consegue tempo para tudo isso e ainda responder aos amigos.

    Um grande abraço e parabéns,
    Claudio
    PS: aquele livro que você sorteou o "Dominando o Joomla!" é muito bom e tem ajudado muito a mim e aos amigos aqui. Virou livrode referência. Valeu.


    Thiago Sabaia disse...
    23 de abril de 2011 às 11:47

    Tem 1 Mês que passei a utulizar esse blog.O interessante e ele fazer um site cheio de funções,utilizando somente o WordPress e plugins.


    Link▲ disse...
    23 de abril de 2011 às 14:20

    Thiago, existe essa possibilidade no Wordpress, você pode criar uma Rede Social usando um blog, e até mesmo uma loja online, eu li isso em um dos posts do site:

    www.escoladinheiro.com
    De paulo faustino^^


    Postar um comentário

    Subscribe