quinta-feira, 26 de maio de 2011

8

Willtirando

  • quinta-feira, 26 de maio de 2011
  • Saga de Animes
  • Share
  • "...a tira geralmente nasce de situações comuns do dia-a-dia. É normal eu ter uma ideia boa, e daqui a pouco já não me lembrar mais dela."



    1-Uma descriçao do blog pelo autor Will Leite:


    O Will Tirando é um blog de humor, com postagens diárias de tiras, charges ou simples ilustrações com temas indefinidos. Tudo de autoria desse porecatuense, Will Leite. Um humor leve, sem muita apelação. Nada prejudicial a saúde, ao ego ou a ética.

    2-Quais foram os motivos do nascimento do willtirando ?


    O blog nasceu depois de eu conhecer outros blogs de tiras. Pra ser mais exato, depois de conhecer o Cyanide & Happiness. Li algumas tiras (umas 95) no Orkut de uma amiga. Depois de rir muito, fui dormir. Levantei as duas da madrugada e achei que poderia fazer algo parecido. Foi quando vi que essa negócio de tiras era divertido.

    Willtirando

    3-Para muitos blogs , o ínicio é sempre mais dificil. Você teve que superar alguma dificuldade para manter o blog vivo ?


    Pois então. Inspirado no estilo (traços simplistas) do Cyanide & Happiness, eu fazia tiras muito parecidas com as deles. Vejo por aí muitos (muitos mesmo) outros blogs que desenham nesse padrão. Querendo ou não, é cópia de estilo. Logo comecei a receber muitas críticas do tipo: 'Mais um blog no estilo C&H'. E vi que meu blog não iria a lugar algum se eu continuasse naquele padrão. Foi quando eu mudei totalmente o padrão do meu traço. Levei um tempo para me adaptar. Mas deu certo e foi bem aceito.


    4-Fala por todos nós , leitores do willtirando, quando digo que suas tirinhas são sempre engraçadas e criativas. Qual o segredo pra tanta inspiração?


    Eu sempre digo que para ser tira, não tem que ser necessariamente uma piada. As pessoas gostam de tiras, pois se identificam com o conteúdo. Elas se veem nas tiras. Se você simplesmente contar algo, e esse algo for interessante, curioso e relativamente engraçado para a maioria, já tem os quesitos necessários para virar tira. Então, o segredo é ser sensível e saber observar as coisas do dia-a-dia que daria uma boa tira.

    5-Manter um blog sempre em movimento e com conteudo de alto nível é, no minimo, desafiador. Quanto do seu dia é dedicado ao willtirando?


    Pelo menos 50% do tempo que estou acordado. Eu ainda não vivo do blog, infelizmente. Tenho um trabalho paralelo. E me desdobro para descolar, quando necessário, um tempinho do expediente para cuidar do blog. Corro até o risco de ser demitido.

    6-Diariamente nascem milhares de blogs de tirinhas em nossa blogsfera. O que você acha que é o motivo de fracasso da maioria deles?


    Desencanto pelo blog. Trata-se de um processo lento. O cara não criará um blog hoje, e amanhã ter trocentas mil visitas, milhares de seguidores no Twitter e nadando no dinheiro gerado pelo blog. No inicio o blog pode não ter mais que 10 visitas por dia. Mas faz parte. É normal. Então, o segredo é fazer as coisas com gosto. E com dedicação. Blog é um diário. Sendo assim, existe atualização constante. Todos os dias. Se possível, mais de uma vez por dia. Isso é importantíssimo. Se o 'recem-blogueiro' não o fizer, ele desencanta mesmo.

    7-Blog sem leitores não é nada.Como você definiria os fiéis leitores que sempre o acompanham ?


    Para mim, apenas o fato de sempre acompanharem o blog, já o caracteriza como leitor fiel. Mas se ele comenta, twitta, retwitta, sugere, critica, é sempre melhor. Sinto que ele não só lê, como se importa com o conteúdo do blog.


    8- Sempre podemos contar com tirinhas bem trabalhadas em seu blog. Qual o processo que você usa desde o nascimento até a publicação das tirinhas?


    Como eu disse, a tira geralmente nasce de situações comuns do dia-a-dia. É normal eu ter uma ideia boa, e daqui a pouco já não me lembrar mais dela. Então eu ando com um caderninho sempre comigo, onde anoto algumas ideias que julgo boas. Como eu passo minha semana geralmente em casa, no trabalho e na casa de meus pais (Porecatu) eu tenho uma tablet em cada um desses lugares... assim não deixo de atualizar o blog quando necessário.

    Com a ideia em mente (ou no caderno) eu a desenho. Uso o Adobe Flash para desenhar, colorir, inserir o texto, etc. Finalizada a tira, eu a publico, retwitto e espero (ansiosamente) surtir alguns efeitos: comentários, retwittes, etc.

    9- Dizem que para termos sucesso , precisamos antes de um bom plano. Até onde voce deseja levar o willtirando?


    Eu sonho em ver o WillTirando como uma marca. Não falo de uma marca capitalista (isso também...), falo de uma marca minha, que identifique o meu trabalho. Assim como Ziraldo, Mauricio de Sousa, Adão Itu, Angeli e outros grandes nomes nacionais. Sei que o caminho é longo e lento. Mas eu não tenho pressa e estou bem disposto.

    10- A fama dos blogs muitas vezes atravessam a barreira na internet.Qdo voce se identifica como o autor do willtirando, qual a reação das pessoas? Já chegou a dar autografo?


    Isso aconteceu poucas vezes comigo. Meu blog não é tão conhecido como eu gostaria que fosse... rsrsrs. Mas alguns parentes e amigos já me contaram que sofreram para provar a alguns leitores, que me conheciam e eram bem ligados a mim. Tenho uma (super) amiga, que viajou para casa de uns parentes (Caxias do Sul-RS), e lá, quando um tio ficou sabendo que eu era um dos melhores amigos dela, custou pra acreditar. Ele perguntava: "Certeza? O Will Leite... do blog Will Tirando? Conhece ele pessoalmente?". Mas em relação a autografo, não. Nunca precisei dar um. E confesso que acharia estranho se alguém me pedisse.

    11- A tela do computador, muitas vezes não nos mostra tudo sobre quem escreve em nossos blogs favoritos. Conte-nos uma coisa do Will Leite que não notamos através do willtirando.


    Isso é um defeito - uma coisa horrível, aliás - minha namorada vive me chamando atenção por isso: eu sou um cara meio invejoso. Mas é uma inveja neutra. Não prejudico e não ofendo ninguém por causa dessa inveja.

    12-Hoje na internet , pouco se cria , muito se copia. O que você acha que essa prática pode trazer as duas partes envolvidas (copiador e o copiado)?


    Claro que eu vou dizer que não é legal. No meu caso, quando descubro que alguém copiou, ou até mesmo utilizou uma tira minha de modo indevido, confesso que não me 'desespero'. Afinal, o que é uma tira entre centenas? Chateado eu vou ficar quando ver que a pessoa está em ascensão graças as minhas tiras. Mas acho que chega uma hora que o 'copiador' se toca, e percebe que ele não tem talento algum para levar um blog adiante, e abandona tudo. Aí é ponto para o 'copiado', que foi original desde o inicio.

    13) Você assina e autoriza a publicação dessas declarações?


    Com certeza. Imagine só... eu responder todas essas perguntas e não autorizar a publicação?! rsrs
    Muito obrigado, Bruno... por esse espaço, por ter essa consideração pelo meu blog e colaborar no crescimento dele.
    Valew mesmo!
    Até mais.

    --
    Will Leite
    www.willtirando.com.br
    Eu sempre digo que para ser tira, não tem que ser necessariamente uma piada. As pessoas gostam de tiras, pois se identificam com o conteúdo. Elas se veem nas tiras. Se você simplesmente contar algo, e esse algo for interessante, curioso e relativamente engraçado para a maioria, já tem os quesitos necessários para virar tira. Então, o segredo é ser sensível e saber observar as coisas do dia-a-dia que daria uma boa tira.

    8 Responses to “Willtirando”

    Digo Freitas disse...
    27 de maio de 2011 às 07:13

    Cara, muito legal a entrevista!

    Parabéns a ambos, adoro o trabalho do Will e acompanho sempre.


    Anderson Sena disse...
    27 de maio de 2011 às 07:31

    Eu gosto muito do Will Tirando. Muito mesmo!
    Fico feliz pelo sucesso que o blog tem conseguido. Pouquíssimas(MESMO) vezes vi uma tira "sem graça" no blog. Acho isso realmente surpreendente! Como alguém consegue agradar por tanto tempo!?
    Me inspirei no Will para fazer o meu blog. Espero ter gás, assim como ele, para manter o Ruim com elas por bastante tempo no ar.


    @victor_hrb disse...
    27 de maio de 2011 às 10:39

    Parabéns com o blog will, acompanho-o desde final do ano passado e fico impressionado com o nível q mantem suas tiras. Continue assim


    Ricardo Gessinger disse...
    28 de maio de 2011 às 18:46

    Muito bom, sou um grande fã do will tirando, meu blog favorito.
    se não vejo ao menos uma vez por dia fico perdido, hahaha
    Muito bom trabalho will,continue assim, tenho vontade de te conhecer um dia e pedir um autógrafo, hahaha


    @ironbanger disse...
    30 de maio de 2011 às 06:29

    Ta la, leio o blog do Will des da epoca do desenho de palito, acompanhei um pouco a evolução dos traços e tenho certeza que esta evolução não vai parar!!!

    O cara é foda desenha muito, otimas ideias para as tirinhas, não temos muito o que falar apenas a agradecer pelo trampo bem feito, e desejar queo blog cresça ainda mais!

    Valeu Will Parabens cara!!


    Ricardo Martiniano disse...
    30 de maio de 2011 às 20:04

    O Blog do Will realmente é um dos poucos de tiras que escapa em nossa blogosfera. Existem muitos por aí, mas não com um conteúdo tão simples, divertido e de nosso cotidiano. Há tirinhas que a gente se vê dentro delas. São coisas que acontecem com todo mundo e não deixam de ser engraçadas. Parabéns ao WIll Leite por compartilhar todo esse talento conosco!


    Entrevista Blogs » Willtirando : Link Mundial disse...
    6 de junho de 2011 às 08:26

    [...] Leia mais: Entrevista Blogs » Willtirando [...]


    Luiz e Julia disse...
    28 de junho de 2011 às 15:01

    Parabéns pelo blog. Um lugar para conhecer novos blogs. Descobrimos o blog de vocês navegando em outro.


    Postar um comentário

    Subscribe