sábado, 23 de julho de 2011

7

Blogueiras Feministas

  • sábado, 23 de julho de 2011
  • Saga de Animes
  • Share
  • "... A partir do momento em que as mulheres percebem o machismo que as cerca e percebem que terão uma situação melhor se lutarem contra ele, podem agir para obter condições sociais de igualdade na sociedade."



    1- Uma descrição do blog:


    O Blogueiras Feministas é um blog que lança um olhar feminista sobre diversos temas como: cultura, mídia, política, relacionamentos, saúde,sexualidade, trabalho e violência. Nosso objetivo é explicar que o feminismo é um movimento social e político que defende a igualdade de direitos e o combate ao machismo.

    2- Quem é a autora? De onde surgiu a idéia de criar o blog?
    Não há uma autora do blog. O Blogueiras Feministas é um blog coletivo que nasceu de uma lista de emails. Quem está na lista pode se candidatar a ser autora. Sendo assim atualmente temos 50 autoras.
    Durante o primeiro turno nas eleições de 2010, MariaFrô <http://mariafro.com.br/wordpress/> iniciou uma conversa por email entre várias feministas sobre política easpectos relacionados às mulheres. O ótimo papo que rolou motivou a criaçãodo grupo de emails. O grupo cresceu e surgiu a necessidade de se criar um blog, para espalhar nossas ideias e mostrar o quanto o feminismo é um movimento plural.


    (Clique na imagem para ir ao blog)

    3-Seus amigos de convívio, fora os conhecidos da Internet, visitam eparticipam do seu blog? Como?

    Sim. Nós divulgamos os posts em redes sociais. Além disso, quando se é feminista dificilmente seus amigos não sabem disso.


    4- Cite algumas personalidades (celebridades) que são inspiração e exemplode mulher a ser seguida, na sua opinião, Explique.

    Ter alguém como um exemplo incontestável não parece muito saudável. Uma das idéias do feminismo é que as mulheres tenham autonomia para estudar e desenvolver suas próprias idéias. Porém, há diversas mulheres que foram fundamentais para espalhar os ideais feministas. Entre as estrangeiras temos Simone de Beauvoir para citar o feminismo francês; as americanas Gloria Steinem e Betty Friedan. No Brasil temos diversas pesquisadoras e ativistas,que não só estudam e aprimoram a teoria feminista, mas a aplicam nocotidiano, inspirando as pessoas que convivem com elas. Helena Hirata, Heleieth Saffioti, Eva Blay,  Patricia Galvão (Pagu), Rose Marie Muraro,Maria Amélia Teles, Nalu Faria são alguns dos nomes que podemos citar, mas sabemos que é uma lista bastante parcial.

    5- No blog, acha que talvez tenha aumentado a participação masculina, ou estão meio tímidos para comentar?

    A maior parte dos comentários são feitos por mulheres. Mas há homens sempre marcando presença, especialmente em posts que falam sobre violência contra mulher.

    6-O que alimenta seu blog (o que faz ele permacer vivo)? Visitas,idéias,lazer, dinheiro ou outro?


    As discussões no grupo alimentam o conteúdo do nosso blog. E o que nos move é o desejo de ver as ideias circulando, diminuindo a ignorância e o preconceito contra o feminismo.

    7- Sabemos que as mulheres ocupam posições invejáveis na sociedade,alcançando méritos que nenhuma mulher sonhava em conquistar antigamente, nasua opinião, qual foi a "receita" - digamos assim- para isto acontecer? E como pode evoluir mais?


    Não há receita, o que há é um empoderamento das mulheres. A partir do momento em que as mulheres percebem o machismo que as cerca e percebem que terão uma situação melhor se lutarem contra ele, podem agir para obter condições sociais de igualdade na sociedade. Educação não-sexista é fundamental para estimular as jovens mulheres a pensarem sobre a opressão que ainda sofrem diariamente.

    8- Indique um post escrito por você que seja especial e diga por que:


    Acredito que o post: O que queremos no#IIBlogProg?<http://blogueirasfeministas.com/2011/o-que-queremos-no-blogprog/> seja bem especial, pois nasceu de uma longa discussão se deveríamos participar do 2º Encontro de Blogueiros Progressistas e quais seriam nossas possibilidades de ação no evento. Outro é o post "Toda Mulher tem uma História de Horror para Contar<http://blogueirasfeministas.com/2011/post-coletivo-toda-mulher-tem-uma-historia-de-horror-para-contar/>,que é um relicário de várias histórias das participantes do blog.

    9- Como você lida com comentários ofensivos no blog? já teve que lidar com preconceito na blogsfera? Comente.

    Não publicamos comentários ofensivos. Há inúmeras maneiras de uma pessoa discordar de nossos posts e privilegiamos o respeito em todas as discussões.

    10- Quais são os sonhos para o futuro? até onde pretende chegar com o blog?

    Nosso blog ainda é bem jovem, mas este ano pretendemos fazer um encontro nacional das Blogueiras Feministas.

    11- Fale em nome das mulheres do Brasil; O que ainda tem que mudar em relação aos direitos da mulher? o que a sociedade tem ignorado se tratandodas necessidades da Mulher Brasileira? e como você espera que isso se resolva?

    É impossível falar em nome das mulheres do Brasil, não podemos nem mesmo falar em nome do feminismo, porque ele é um movimento social democrático e plural. O que podemos dizer é que temos de avançar no combate à violência contra mulheres e na atenção à saúde. Ambas as áreas precisam de políticas públicas que garantam a autonomia de cada mulher sobre o próprio corpo, eprotejam
    Não temos como falar em nome das mulheres no Brasil pois, por mais que ogrupo seja composto por mulheres completamente diferentes (em relação araça, etnia, orientação sexual, classe social, idade, região onde vive,etc), ainda assim nós não representamos todas as mulheres brasileiras. Sobre direitos das mulheres, o que podemos dizer é que ainda faltam ações maisefetivas de combate à violência e de atenção à saúde para garantir atendimento integral à saúde da mulher (e não só à das mães), além derespeito à autonomia de cada mulher para decidir sobre o próprio corpo e sobre sua vida. Como essas questões devem ser combatidas na sociedade é bem mais complexo, pois aí teremos de traçar ações a partir das particularidades da vida das mulheres. Afinal, as necessidades de uma mulher que é mãe são diferentes das necessidades de uma adolescente iniciando a vida sexual, eessas situações se configuram de forma diferente em relação a raça, etnia,orientação sexual ou classe social.

    12- Você assina e autoriza a publicação dessas declarações?


    Sim.



    Nota: Entrevista feita com:

    Srta.Bia e Cynthia Semiramis

    7 Responses to “Blogueiras Feministas”

    Luciana Nepomuceno disse...
    25 de julho de 2011 às 06:16

    É uma grande alegria participar de um grupo tão diverso, afetuoso e que valoriza e respeita a diversidade.


    Claudiana disse...
    25 de julho de 2011 às 13:26

    Olá tudo bem?
    Vi seu recadinho no blog, fiquei feliz e surpresa ao mesmo tempo que tenha dito que o meu blog foi indicado, muito obrigada. Gostaria de saber como funciona, o que tenho que fazer, etc...


    Barbara Manoela disse...
    25 de julho de 2011 às 18:24

    Mais do que feministas, somos um grupo de amigas. Essa é a maior prova de que existe sim, amizade e cumplicidade entre mulheres.


    Daniela disse...
    27 de julho de 2011 às 15:41

    O Blogueiras - o grupo e o blog - estão prestando um grande serviço à difusão do conhecimento do tema "feminismo", além de ser um espaço de cumplicidade e solidariedade. Muito bom! Me sinto orgulhosa de fazer parte.


    Karina disse...
    19 de outubro de 2011 às 07:39

    Puxa adorei esse blog… quero tbém compartilhar um site de compra coletiva q eu achei com ofertas incríveis p/ mulherada... http://www.rededobairro.com.br gente, vale à pena conferir seus cabelos, unhas, pele vão agradecer!!!


    Retrospectiva 2011Blogueiras Feministas | Blogueiras Feministas disse...
    2 de janeiro de 2012 às 03:01

    [...] Publicamos dois posts no blog Papo de Homem: 7 Fatos do Machismo Diário e Carta a um machista em redenção. E fomos entrevistadas pelo Entrevista Blogs. [...]


    S.A.Q » Retrospectiva 2011 disse...
    11 de janeiro de 2012 às 22:29

    [...] Publicamos dois posts no blog Papo de Homem: 7 Fatos do Machismo Diário e Carta a um machista em redenção. E fomos entrevistadas pelo Entrevista Blogs. [...]


    Postar um comentário

    Subscribe