segunda-feira, 30 de junho de 2008

6

Blog do Iossi - O Mundo Judaico no Século 21

  • segunda-feira, 30 de junho de 2008
  • Saga de Animes
  • Share
  • 1.Descrição do blog pelo autor Iossi Katri?
    R. Trato de assuntos que me interessam como um judeu brasileiro. Tento transmitir os valores, ideias e pensamentos judaicos de uma forma pessoal. Eu acho que cada religioso, mesmo dentro dos grupos religiosos, possuem uma crença pessoal, por isso escolhi o formato de blog. O meu blog serve pra passar meus pensamentos adiante, as vezes didaticamente, e sentir a reação dos leitores. Para a popularidade do blog passo algumas notícias um pouco pitorescas ou não, com algum comentário meu.


    Visite Blog do Iossi - O Mundo Judaico no Século 21


    2.Como surgiu o blog Blog do Iossi - O Mundo Judaico no Século 21 e qual era objetivo?
    R. O judaísmo é uma religião milenar mas ao mesmo tempo dinâmica. O judaísmo hoje não é o mesmo do que havia no século passado e assim por diante. Por sinal, não intitulei o blog como o ‘judaísmo do ano 576’ (ano atual no calendário hebraico) para frisar que acredito que o milenar judaísmo tem muito a acrescentar em nossas vidas nestes tempos pós modernos. Talvez principalmente hoje em dia.


    3.Onde esta localizado o local onde pratica sua fé? Se puder, explique um pouco sobre.
    R. A fé judaica deve ser praticada em todos os “locais” de nossa vida. Em casa na escola etc. Em termos de templos e sinagogas, como moro em Jerusalém tenho muita variedade pra escolher. As vezes freqüento uma sinagoga por causa da majestuosidade (The great synagogue of Jerusalem), outras por causa do rabino (sinagoga tsemach tsedek – Rabino Steinsaltz) e como não poderia faltar, o muro das lamentações.


    4.Você faz algum trabalho de divulgação do blog? Quais os meios que utiliza e fale um pouco sobre eles.
    R. Fiz indexação no Google (que deve ser por onde vc me encontrou), e via orkut, onde tenho uma comunidade chamada ‘Judaísmo-Chabad Lubavitch’ onde debatemos assuntos atuais e a doutrina do movimento chabad lubavitch.


    5.Falando em monetização e rentabilização de blogs, qual sua posição quanto a isso? E a qual a opinião dos judeus sobre isso?
    R. Não sei se os judeus tem uma opinião fixa quanto a isso. Pelo que imagino, os judeus sabem bem que todos precisam ter sustento... Se meu blog fosse uma espécie de observatório da comunidade judaico-brasileira, como em algum lugar dentro de mim gostaria que fosse, obviamente deveria ser independente, em todos os sentidos incluindo financeiramente, para ter a legitimidade moral de criticar. Na prática, eu não recebo dinheiro pelo blog e tenho essa independência. No entanto, por vários motivos, não faço criticas nominais, até porque a transmissão religiosa é mais importante que esse tipo de crítica e ambos não vão bem quando juntos.


    6.Com que a frequência que você escreve? Acredita na importância da qualidade ou quantidade de textos, ou dos dois?
    R. Não escrevo tanto como gostaria. Cerca de três a quatro post’s por semana. E não é a falta de tempo para teclar, e sim de estudar e estar afiado para preparar textos respeitáveis e, de certa forma, originais aos meus leitores. Meu blog passa longe de ser um diário das coisas que faço ou não faço. A frequência dos post’s é importante, mas se a qualidade cair desproporcionalmente estaria pagando um preço caro demais por ela, trocando bons leitores por menos qualificados.


    7.Você acompanha as estatísticas do blog? Pode dizer que textos ficaram mais populares?
    R. Infelizmente ainda não instalei o Google Analitics para analisar isso melhor. Mas recebo feedbacks via comentários (escassos) e-mail e amigos que lêem. Em geral, os melhores textos são os mais comentados.


    8.Como você aborda temas complicados e complexos, para não dizer, polêmicos? Cite um exemplo de post do blog.
    R. Com um certo cuidado naturalmente. Tento ser elucidativo e se deixo espaço para o pensamento do leitor, não fiz meu blog pra confundir as pessoas. Uma vez escrevi um texto sobre a posição da mulher no judaísmo, um assunto meio delicado e que alguns religiosos fazem vista grossa. Expliquei minha posição claramente e a recepção pelos leitores foi ótima, mesmo pra aqueles que encaminhei pessoalmente. A propósito, escrevi o texto porque minha mãe me contou que estava precisando responder essa questão pra uma de suas alunas em Belo Horizonte. E eu mandei o texto por e-mail e pelo visto ela aceitou os argumentos.


    9.Existe o preconceito para com os judeus? E dentro da Blogosfera existe este preconceito?
    R. Existe um pouco de preconceito pra quem escreve sobre judaísmo de uma maneira tão pessoal dentro do seio ortodoxo-judaico. Principalmente numa comunidade pequena e fechada como é no Brasil. Como não estou no Brasil, e já mostrei que não me importo, as pessoas tendem a respeitar e as vezes até ler, embora não inove muito pra eles. Gostaria muito que eu não fosse o único no gênero na língua portuguesa pra quebrar um pouco o gelo e pra ter que manter uma qualidade. Vamos ver.


    10.Há necessidade de moderar os comentários? Costuma responder a todos os comentários; só aos que interessam ou a nenhum?
    R. São poucos. Tenho uma média de 50 a 60 entradas por dia. Destes muito poucos comentam...


    11.Seus textos são direcionados a todos?
    R. Acredito que sim. Embora o leitor do meu blog tem que ter um mínimo conhecimento de judaísmo, mínimo pra entender tudo. Caso não fosse assim, os leitores que eu já tenho ficariam muito entediados... Mas com certeza, há coisas que servem pra todos.


    Você assina e autoriza a publicação dessas declarações?
    R. Sim.

    6 Responses to “Blog do Iossi - O Mundo Judaico no Século 21”

    LIno disse...
    30 de junho de 2008 às 17:26

    Gostei de ver que existem blogs falando de judeus e de judaísmo. Mostra como a blogosfera é diversificada e como há lugar para todas as crenças, todos os assuntos.


    J.Wollvsttaven disse...
    1 de julho de 2008 às 07:05

    Olá.

    Belo espaço este dedicado às cabeças que dão vida (tornando-a ainda um lugar de bons frutos) a blogosfera no Brasil, também muito boa a escolha do "blog do Iossi - O Mundo Judaico no Século 21".

    As perguntas claro, poderiam sim, ter um formato mais informativo e abrangente sobre o que realmente trata o espaço escolhido, porém creio que de modo inteligente e perspicaz o entrevistado soube bem dar o seu recado com a mesma lucidez e desenvoltura já apresentadas habitualmente nos mais diversos assuntos em que aborda e discorre no seu blog. Parabéns.


    Paulo disse...
    21 de novembro de 2008 às 18:38

    por favor vocês podem responder essas é um trabalho de escola no qual eu tenho que entrevistar um judeu. como vocês judeus veêm Jesus? como vocês judeus veêm o Messias? vocês judeus acreditam em vida apos a morte, porque? vocês judeus podem assistir televisão, cortar o cabelo, pintar a unha (mulheres), jogar e usar calça (mulheres)? como é o casamento judeu?
    Obrigado


    Rebeca disse...
    18 de maio de 2009 às 17:55

    Olá, estou fazendo um trabalho de escotismo, no qual eu tenho que conhcer diferentes religiões.
    Bom vou fazer algumas perguntas para conhecer mais:
    Qual o conceito sobre Deus???
    Qual a definição e os princípios que se baseiam esssa crença???
    Quem foi seu fundador ou idealizador???
    O que é exigido para professar a fé nesssa instituição religiosa???
    Quem faz o papel de lider espiritual(ou assemelhado)e os pré-requesitos para essa funcao?
    Por qual nome trata o seu mentor espiritual?

    obrigada..


    Antônio Lídio Gomes disse...
    21 de janeiro de 2010 às 21:54

    Gostei do formato e proposta do seu blog.
    O blog Universo de Vozes é parecido.
    Teu blog é atrente e universal, dentro do respeito mútuo, mas com teu coração.
    É isso que o Eterno requer, não é mesmo?
    Compareça em meu blog no
    http://universodevozes.blogspot.com/
    Será uma honra te-lo como amigo.
    Abraços fraternos e shalom!


    Antônio Lídio Gomes disse...
    21 de janeiro de 2010 às 22:01

    Gostei muito do formato e proposta de teu blog.
    Ficou didático, atraente e interessante para nosso aprendizado.
    Quero convida-lo a estar visitando o blog Universo de Vozes no Link
    http://universodevozes.blogspot.com/
    Adicione-o, pois será um prazer te-lo como amigo.
    Shalom, e fraterno abraço
    .-= Antônio Lídio Gomes escreveu em seu blog blog: =-.


    Postar um comentário

    Subscribe