quarta-feira, 23 de julho de 2008

1

Mímesis Outrem

  • quarta-feira, 23 de julho de 2008
  • Saga de Animes
  • Share
  • 1.Primeiro, uma descrição do blog pela autora:
    O Mímesis surgiu da minha necessidade de escrever, a escrita que antes se acumulava por cadernos e papéis soltos acabou ganhando um lugar. No início eu postava não só poesias mas também outros textos, agora, ele é um blog de poesias, os outros textos vão para outro blog: E não dito - www.enaodito.wordpress.com.


    Visite Mímesis Outrem


    2.O que é para você, ter um blog de poesia em tempos de informação dinâmica?
    É a possibilidade de partilhar, quase no mesmo momento em que escrevo, porque escrevo realmente direto no blog, um pouco do "meu mundo". Na verdade, compartilhando o "meu mundo" acabo dando uma espécie de resposta a este mundo que compartilho, pois tudo que escrevo é minha forma de reagir ao entorno.


    3.Quais seus autores favoritos? Pode falar um pouco sobre eles?
    Mário Quintana, Clarice Lispector e Paulo Leminski estão entre meus autores nacionais, por assim dizer, favoritos. Quintana por sua simplicidade direta, Clarice por tornar cada acontecimento da vida diária um ponto para reflexão e Leminski, que ainda estou descobrindo, acaba reunindo um pouco das características que eu encontro nos outros dois.


    4.Quais suas fontes de inspiração para escrever? Qual a contribuição de seu cotidiano e profissão (se houver)?
    A inspiração vem de amigos, notícias, dos meus estudos - acabo de terminar a graduação em Filosofia e estudo textos de arte e estética para o Mestrado - quer dizer, a inspiração vem como resposta ao mundo em que vivo, aí estão cotidiano, profissão, etc.


    5.Brasileiro gosta de literatura e poesia? Comente sobre seu ponto de vista.
    Eu acredito que brasileiro goste sim de literatura e poesia. Talvez as condições econômicas e problemas educacionais façam com que o brasileiro ainda leia pouco, mas os eventos como bienais de livros e, mais recentemente a Flip, por exemplo, têm um público que freqüenta e gosta de ler. A maior dificuldade talvez seja tornar o livro acessível a quem tem renda baixa e, sem dúvida, estimular a leitura nas escolas, fazer com que a literatura faça parte da vida de crianças e adolescentes.


    6.Em relação a pergunta acima pode ver isso em seu blog?
    Sim. Percebo que várias pessoas lêem o que eu escrevo, algumas fazem comentários.


    7.Como você vê a Blogosfera em falando do número de blogs e da rentabilização?
    A blogosfera é um mundo. Há blogs dos mais variados gêneros onde as pessoas encontram um meio para se expressar interagindo com uma realidade que pode ser muito distinta da sua e, de alguma forma, afetando-a. Penso que isto pode ser um fator positivo na abertura de novas perspectivas. Também não sei se vejo problema em alguns ganharem com os blogs, para mim, especificamente, não funcionou. No início até ensaiei alguma forma de tornar rentável o Mímesis, mas desviou minha atenção, então preferi não me preocupar com isso.

    8.Qual a freqüência que você escreve? Já teria se tornado um compromisso escrever?
    A freqüência é muito variada, mas o compromisso com escrever realmente existe. É um compromisso comigo mesma, como eu disse, uma necessidade.


    9.Você já precisou enfrentar plagiadores? Como você lida com esse assunto?
    Não, ainda não tomei conhecimento de nenhum plágio. No Mímesis eu adotei a licença Creative Commons, ou seja, as pessoas podem utilizar meus textos desde que indiquem a autoria mas, sem dúvida, este é um problema que merece legislação específica capaz de amparar os autores dos blogs.


    10.Quais os objetivos e o planos para o blog?
    Os objetivos são bem pessoais e, para te falar a verdade, meus blogs não têm compromissos em termos de planos. Eu escrevo e publico, o que vai acontecer a partir daí, não sei.


    Você assina e autoriza a publicação dessas declarações?
    Sim, pode publicar.

    1 Responses to “Mímesis Outrem”

    josé de souza disse...
    25 de outubro de 2011 às 11:43

    Gostaria de disponibilizar meu blog http://jose-opoeteiro.blogspot.com. lá está contido o meu primeiro livro de poesia inteiramente grátis. Boa leitura e até a próxima. Parabéns pelo blog, ele é sensacional!


    Postar um comentário

    Subscribe