sexta-feira, 4 de julho de 2008

5

Verdadeira Igreja Católica - Una e Santa

  • sexta-feira, 4 de julho de 2008
  • Saga de Animes
  • Share
  • 1.Descrição do blog pelo autor Danilo Augusto?
    Uma descrição é sempre difícil e parcial. É um blog católico que se preocupa com a formação e, principalmente, com a informação do católico sobre sua própria igreja.


    Visite Verdadeira Igreja Católica


    2.Como surgiu o blog Verdadeira Igreja Católica - Una e Santa e qual objetivo?
    Preciso reduzir esse nome, é muito longo! Começou em Março de 2007, não como algo muito relevante, mas como um processo de amadurecimento da minha própria fé. De certa forma, o blog me ajudou muito a entender a igreja, sua universalidade e missão. Seu objetivo é apresentar temas, delicados ou não, de forma atual, com uma linguagem não formal, pesada. Isso é necessário especialmente para os jovens, que veem a fé como algo denso, impossível de se comunicar com a vida cotidiana. Nessa linha dou uma pequena contribuição.


    3.Qual sua igreja, congregação, e onde esta localizada?
    Bom, minha diocese é a de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. Minha paróquia é a de Nossa Senhora Aparecida.


    4.Você faz algum trabalho de divulgação do blog? Quais os meios que utiliza e fale um pouco sobre eles.
    Quase não divulgo o blog e ultimamente nas poucas tentativas de "marketing" eu tenho sofrido um bocado! A divulgação é boca-a-boca, ou clique-a-clique. Alguém encontra, repassa para outros que repassam para outros e assim por diante. Há também as parcerias entre blogs que falam a mesma linguagem, assim o leitor de um torna-se inevitavelmente o leitor do outro e isso é muito positivo.


    5.Falando em monetização e rentabilização de blogs, qual sua posição quanto a isso? E a qual a opinião dos católicos sobre isso?
    É um assunto delicado, porque envolve a consciência de cada um. Por um lado, posso afirmar que há custos para se manter um blog de qualidade (mesmo sendo mínimos, eles existem) com várias postagens úteis por dia. Pessoalmente, eu não procuro "retorno" financeiro pelo meu blog, porque dá uma idéia de "mercado" aos textos que você coloca.


    6.Você acompanha as estatísticas do blog? Pode dizer que textos ficaram mais populares?
    Confesso que acompanho diariamente os acessos do blog. Normalmente os textos que tratam de apologética ou textos de defesa da "história da Igreja" são os mais debatidos. Muito preferem debater por e-mail, o que torna minha caixa postal bem lotada.


    7.Como você aborda temas complicados e complexos, para não dizer, polêmicos? Cite um exemplo de post do blog.
    Procuro fazer uma abordagem com fatos, não boatos ou do tipo "alguém disse". Quem é esse alguém?
    O texto sobre Torquemada foi bem interessante e recebo e-mails ainda hoje sobre ele. Torquemada é só um exemplo de personagens da vida da Igreja que por muito tempo foram pichados pelos historiadores, sem base histórica, e que se tornaram sinônimos do "mal encarnado". Há também textos sobre a Teologia da Libertação que em geral rendem muitos e-mails.


    8.Existe o preconceito (que é mais um pre-conceito) para com os católicos? E dentro da Blogosfera existe este preconceito?
    Preconceito há em toda parte. Geralmente as pessoas têm um conceito fechado do que é a Igreja Católica, devido as suas próprias experiências. Quando alguém desafia esta imagem, dizendo "não é bem por aí...", provoca, certamente, debates. Mesmo o catolicismo sendo uma religião "da maioria" dos brasileiros não o livra de preconceitos, às vezes dos próprios católicos. Poucas pessoas sabem, realmente, o que é a Igreja. Temos também o preconceito das minorias, sobretudo dos "evangélicos".


    9.Há necessidade de moderar os comentários? Costuma responder a todos os comentários; só aos que interessam ou a nenhum?
    Há certamente a necessidade de moderar os comentários, mas eu não o faço. Só exijo que o autor tenha uma conta no blogger, ainda que deixe o perfil "indisponível". Comentários anônimos não são mais permitidos, porque os brasileiros ainda não têm uma cultura responsável de Internet. Alguns comentários são respondidos, todos os e-mails são respondidos.


    10.Como desenvolve os textos para postar no blog? Quais são as fontes?
    Recorro aos livros, de autores de confiança. Também há na blogosfera muito material sério e interessante. Comento notícias, artigos de outros ou, conforme me pedem por e-mail, escrevo algo sobre um determinado tema. Foi assim com os vétero-católicos. Posso afirmar, sem dúvida, que este blog foi o primeiro a postar um artigo que ajudou a entender quem são os véteros. Mas é só um exemplo. Devo reforçar que na blogosfera nacional não há muita coisa boa, mas nos blogs americanos, ingleses e italianos há um rico material que eu tento fazer chegar até o católico brasileiro.


    11.Pode fazer uma analise dos conhecimentos e de recursos utilizados pelos católicos na Internet?
    Os católicos procuram orações, novenas, devoções e vida de santos. Não fazem uso de podcasts (que são raríssimos na Internet católica brasileira) ou meios multimídias. Alguns sites de grandes redes "Católicas" de comunicação estão se abrindo para o uso de vídeo por demanda, newsletter, etc. Mas ainda não é muito explorado pelos católicos.


    12.Deixe uma mensagem que sirva a todas as religiões e crenças?
    Bom, quero deixar uma mensagem primeiramente aos católicos brasileiros. Uma mensagem para que abram seus corações ao Cristo! E para que não tenham medo de seguir fielmente a Igreja, que por mais de um milênio e meio foi e é a escola formadora de Santos, porque a Igreja não aponta a si própria, mas ao Filho de Deus. Não tenham medo! Aos fiéis de outras comunidades cristãs ou de outras religiões eu só poderia fazer um convite para que entrem no templo de Deus, sintam o cheiro do incenso e o som das orações! Envolvam-se plenamente com Cristo.


    13.Você assina e autoriza a publicação dessas declarações?
    Sim

    5 Responses to “Verdadeira Igreja Católica - Una e Santa”

    Eu disse...
    4 de setembro de 2008 às 11:03

    "Aos fiéis de outras comunidades cristãs ou de outras religiões eu só poderia fazer um convite para que entrem no templo de Deus, sintam o cheiro do incenso e o som das orações!"

    Prefiro neste jeito: convertam-se a ÚNICA Igreja de Cristo...


    ((chipss)) disse...
    23 de outubro de 2008 às 13:52

    Meu caro amigo, por meio deste quero demostrar o meu amor ao proximo.
    Assim como Jesus nos ordenou:

    (Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros;
    assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros).
    [João 13: 34]


    Quem Ama fala a verdade, mesmo que essa verdade possa mexer com vc.

    (Assim diz O SENHOR: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis com os sinais dos céus;
    porque com eles os gentios se atemorizam.
    Porque os costumes dos povos são vaidade; pois cortam do bosque um madeiro, obra das mãos do artifice,
    com machado;
    com prata e ouro o enfeitam, com pregos e martelos o fixam, para que não oscile.
    Os ídolos são como um espantalho em pepinal, e não podem falar;
    necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar.
    Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal,
    e não está neles o fazer o bem).
    [Jeremias 10: 2-5]


    Caro amigo se vc realmente crer em DEUS vc deve ler a Biblia, já que
    a Biblia é a palavra de DEUS .
    porque no mundo da ciência a verdade é o {Esperimento},
    e no mundo de DEUS a verdade é a {Biblia}...

    E que, nos como cristãos temos o dever de ler a Biblia.

    (Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna,
    e são elas mesmas que testificam de Mim).
    [João 5:39]


    (((((((((((((NÃO PERCA TEMPO))))))))

    [Que JESUS possa transformar a sua vida assim como Ele transformol a minha] .


    _____________Fui !!!!!________________


    solange rj disse...
    12 de março de 2009 às 14:30

    fiquei indignada quando soube que a participante do bbb9 naiá se refiriu ao bispo dom josé com palavras de baixo calão mandando-o para put.. que p.ril por ter excomungado as pessoas envolvidas no aborto da menina de 9 anos. isso aconteceu depois de a apresentadora ana maria braga entrou na casa do bbb9 e falou sobre esse assunto e depois que o programa saiu do ar vi pelo pay per view. acho que essa senhora tá passando dos limites!
    deixo aqui minha indignação pois acho que todos líders religiosos merecem respeito!


    Leonor disse...
    4 de maio de 2009 às 09:59

    Irmãos, que a paz esteja convosco.

    Reparam na crise que está-mos a sofrer, no perder da nossa natureza.

    São sinais do tempo que Deus disse que mandava quando o mundo estivesse a acabar.

    E perguntam: Mas porque vai o mundo acabar?

    Porque Deus está arrependido de o ter criado, porque á muitos pecadores, e Deus por causa disso, vai terminar o mundo, porquê continuar assim, com tantos pecadores, que não têm fé em Deus, que não acreditam em Deus, como se não fosse Ele que criou o Mundo? Alguém sabe explicar? Eu acho que ninguém sabe explicar.


    joelson mota disse...
    31 de janeiro de 2011 às 15:53

    PARABENS PELO BLOG
    QUE DEUS ABENCOE
    RICAMENTE

    JOELSON


    Postar um comentário

    Subscribe