quinta-feira, 14 de agosto de 2008

3

Acorda pra Web!

  • quinta-feira, 14 de agosto de 2008
  • Saga de Animes
  • Share
  • 1.Descrição do blog pelo autor:
    O Acorda pra Web! fala sobre programação pra internet. O foco principal são as tecnologias voltadas pra "Web Semântica", uma iniciativa que por enquanto está tímida, mas tem bastante potencial de expansão.


    Visite Acorda Pra Web!


    2.Quando e como surgiu o Acorda pra Web!?
    O Acorda pra Web foi uma idéia de uma noite. Eu sempre tive interesse em ter um blog, mas nunca tive vontade de ter um blog qualquer, eu queria algum nicho, mesmo que pequeno. Meu palpite é que, com o passar do tempo, o assunto comece a ser mais pesquisado, e lá estarei eu, como pioneiro no assunto aqui no Brasil! :)


    3.Eu nunca ouvi falar sobre Web Semântica até chegar no seu blog, poderia dar uma curta explicação?
    Suponha que você precise fazer uma reserva em um hotel, cujo horário seja compatível com algum vôo que você vai pegar. Para um humano é algo relativamente fácil de fazer: Você abre o site do hotel, o site da companhia aérea e compara as informações.
    Para máquinas, essa tarefa é complicada. Se os sites não foram especificamente projetados para conversar um com o outro, eles não conseguirão cruzar essas informações e te fornecer algo. A Web Semântica é uma proposta pra resolver isso, um conjunto de tecnologias que permitirá que sites escritos por pessoas diferentes, que nunca sequer sabem da existência umas das outras, comuniquem-se uns com os outros automaticamente. No futuro, essa tecnologia permitiria você até escolher o Hotel baseado nas suas preferências gastronômicas, cruzando informações com opiniões de gente que se hospedou lá!


    3.Qual sua profissão ou o que faz? E em que se relaciona com seu blog?
    Sou consultor e desenvolvedor web. Atualmente trabalho para uma empresa em um projeto que envolve monitoramento de veículos, que é uma tecnologia que faz uso (e abuso) de geoinformação (informação sobre pontos da terra, endereços, coordenadas). A Web Semântica tem raízes bastante profundas nesse assunto, e diariamente eu aplico as tecnologias que conheço nesse projeto.


    4.Quais suas fontes e onde obtém material para escrever seus textos?
    Os textos sobre Web Semântica geralmente vêm de Especificações, Textos, Palestras e emails do pessoal do W3C (O consórcio de empresas que define as tecnologias para internet). Esse movimento, por enquanto, é bastante acadêmico e muito fraco no Brasil, e o material é quase todo em inglês.


    5.Depois de pronto e publicado, como você divulga o post?
    A única divulgação ativa que faço mesmo é em algumas listas de discussão. Geralmente, quando considero que algum artigo meu pode ser útil, recomendo a pessoas com dúvidas em determinados assuntos.

    6.Como você vê a Blogosfera em falando do número de blogs e da rentabilização?
    Eu sou meio desligado desse assunto. Até tenho alguns banners no Acorda pra Web!, mas nem ligo muito pra isso (ganho muito pouco com eles). O que mais busco mesmo é reconhecimento, escrever bons textos que realmente ajudam pessoas!


    7.Você faz uso de técnicas de SEO para ter mais visitas? E funcionam?
    Procuro escrever um bom código HTML, e paro por aí. Esse negócio de contar palavras-chave, espalhar links por aí e demais coisas trabalhosas definitivamente não é pra mim! Quem me dera ter tempo pra essas coisas...
    O curioso, é que as minhas páginas mais simples, são as que rendem mais visitas de buscadores. São essa e essa.


    8.Com analise do tráfego e comentários, você poderia dizer que tipo de informação os visitantes mais procuram?
    Receitas-de-bolo. Não no sentido culinário, claro! A maioria dos meus visitantes busca soluções prontas para problemas específicos. Talvez isso explique porque aquelas duas páginas que citei são mais visitadas, são temas que geram bastante dúvida (formulários semânticos e instalação do apache e php no ubuntu) e carecem de bom material na internet.


    9.O que você mais gosta e mais detesta em blogs?
    Acho que não há uma regra pra isso. Eu gosto de blogs sinceros, que pensam em realmente fornecer bom conteúdo. E detesto blogs vazios, focados em ganhar dinheiro e conseguir visitas a qualquer custo.


    10.Quanto tempo você lê e escreve em blogs? Esse tempo você tem visto de forma positiva, negativa ou indiferente?
    Eu tinha um blog desde os 15 anos, sabe, aqueles pessoais? Pois é. Pra sorte de todos ele não existe mais! :)
    Considero escrever algo muito gratificante, e mais gratificante ainda é saber que alguém lê e gosta do que você escreve.


    11.Qual o motivo para escrever num blog? Dinheiro, mulheres, fama ou existe outro motivo?
    Acho que além do dinheiro, fama e mulheres, as drogas! Brincadeira :)
    Eu gosto de escrever, apenas isso. Pretendo escrever um livro no futuro, e o blog é uma excelente preparação pra isso. Há algumas semanas, graças ao conteúdo que publico na internet, fui entrevistado em uma revista impressa e entrei em êxtase, parecia uma criança com brinquedo novo! Só de ver meu conhecimento publicado, senti a compensação por cada letra que escrevi no blog.


    12.O conhecimento ou o gosto pelo assunto, o que vale mais na criação de um blog sobre tecnologia? Comente.
    Ter um blog é simples, é fácil. Tem gente que não gosta e nem conhece o assunto e publica (copiando dos outros) posts diariamente. O legal é ter destaque, ser reconhecido por criar algo original, e nesse caso as duas coisas são necessárias!


    Você assina e autoriza a publicação dessas declarações?
    Sim! Desde que não mudem a ordem das perguntas para torná-las pornográficas... uhauahuahhaua brincadeira!

    3 Responses to “Acorda pra Web!”

    Luciana via Rec6 disse...
    14 de agosto de 2008 às 17:37

    Entrevista Blogs - Acorda pra Web!...

    1.Descrição do blog pelo autor:
    O Acorda pra Web! fala sobre programação pra internet. O foco principal são as tecnologias voltadas pra %CWeb Semântica%D, uma iniciativa que por enquanto está tímida, mas tem bastante potencial de expansão....


    domelhor.net disse...
    14 de agosto de 2008 às 17:50

    Entrevista blogues_blogs - Acorda pra Web!...

    ...


    diga cultura disse...
    14 de agosto de 2008 às 18:39

    Entrevista Blogs - Acorda pra Web!...

    1.Descrição do blog pelo autor:
    O Acorda pra Web! fala sobre programação pra internet. O foco principal são as tecnologias voltadas pra “Web Semântica”, uma iniciativa que por enquanto está tímida, mas tem bastante potencial de expansão....


    Postar um comentário

    Subscribe