segunda-feira, 25 de agosto de 2008

0

A Catequese em Discussão - pt

  • segunda-feira, 25 de agosto de 2008
  • Saga de Animes
  • Share
  • 1.Descrição do blog A Catequese em Discussão pelo autor P.e Luís Miguel?
    É um blogue realizado por um sacerdote católico, P.e Luís Miguel, que tem dedicado muita da sua atenção acadêmica e pastoral à Teologia Catrequética.
    Vão-se colocando, aí, reflexões do autor e algumas colagens de outros textos considerados pertinentes. Tendo sempre presente que o blogue está pensado para gente que toma como sua a missão de propor a fé. Acima de tudo, um espaço de partilha, discussão e entusiasmo recíproco.


    Visite A Catequese em Discussão


    2.Como surgiu o blog A Catequese em Discussão e qual objetivo?
    O Blogue surgiu da possibilidade de parilhar alguns textos que não se podiam publicar em revistas da especialidade e até porque tinham menos leitores do que acedendo através da Web.
    Procurou também ser um local onde os leitores criticavam o que o autor ia pensando, foi um pedidode ajuda que o autor começou a dar, dizendo: «ajudem-me a pensar melhor, partilhem comigo a vossa experiência e sensibilidade».


    3.Qual sua igreja, congregação e onde esta localizada? Espero ter me feito entender.
    Sou cristão católico, apostólico romano e pertenço à Arquidiocese de Braga, em Portugal.


    4.Você faz algum trabalho de divulgação do blog? Quais os meios que utiliza e fale um pouco sobre eles.
    Não fiz nenhum trabalho, excepto colocar no rodapé do meu e-mail.


    5.Você acompanha as estatísticas do blog? Pode dizer que textos ficaram mais populares?
    Sim, desde há um mês e meio coloquei um contador/analisador do Google. O texto mais popular foi o «Catequese para o século XXI» e a partilha de recursos do DAC.


    6.Como você aborda temas complicados e complexos, para não dizer, polêmicos? Cite um exemplo de post do blog.
    Simplesmente colocando-os aí, não fechando as portas à discussão nem tapando o que é menos agradável. As coisas são como são e têm de ser vistas na sua totalidade. Olha, aquela entrevista do cardeal Martini onde colocava muitas questões à Igreja e à sua disciplina. Como estas questões estão sempre presentes na transmissão da fé e são, muitas delas, uma dificuldade, coloquei o texto do El Pais e partilhei, esperando as conseqüências que viessem por aí...


    7.Existe o preconceito (que é mais um pré-conceito) para com os católicos? E dentro da Blogosfera existe este preconceito?
    Não o senti. É assim, pode haver gente que vai contra os católicos na blogosfera, como os há noutros âmbitos da comunicação humana. Infelizmente também é verdade. Há católicos muito pouco tolerantes. Somos humanos e nós somos assim.


    8.Há necessidade de moderar os comentários? Costuma responder a todos os comentários; só aos que interessam ou a nenhum?
    Não modero. Quem quiser posta o que lhe apetecer. Nunca tive nenhuma situação de má educação, por exemplo. Tenho tido muitas boas reacções e não contrário. Nunca me incomodaram com os comentários. Respondo aos comentários quando se justifica. De realçar que muito comentários são-me enviados directamente para o e-mail. A esses, até porque têm uma situação muito pertinente, respondo sempre.


    9.Como desenvolve os textos para postar no blog? Quais são as fontes?
    Uns são apontamentos das minhas reflexões pessoais, outros são rascunhos ou reelaborações de texto meus publicados em livros ou revistas, por fim, há alguns que são recortes de muitas fontes que vou postando porque considero que vale a pena partilhar.


    10.Pode fazer uma analise dos conhecimentos e de recursos utilizados pelos católicos na Internet?
    É-me difícil, mas sei que há muita coisa boa e algumas colecções de sítios muito interessantes. O segredo está em descobri-los e partilhá-los, criando fontes de agregação de dados.


    11.Deixe uma mensagem que sirva a todas as religiões e crenças?
    Acreditamos que a nossa fé nos faz melhores e mais felizes? Óptimo, vamos fazer juntos um mundo melhor...


    Você assina e autoriza a publicação dessas declarações?
    Sim, assino e autorizo.
    Luís Miguel Figueiredo Rodrigues

    0 Responses to “A Catequese em Discussão - pt”

    Postar um comentário

    Subscribe