quarta-feira, 27 de agosto de 2008

0

Recanto das Palavras

  • quarta-feira, 27 de agosto de 2008
  • Saga de Animes
  • Share
  • 1.Uma descrição do blog pelo autor Jorge Alberto:
    Como você pode ter lido no "about" do Recanto das Palavras, eu escrevo sobre qualquer assunto, desde que eu ache legal. Muitas memórias, é verdade. Outras tantas vivências; que não necessariamente são contadas, mas citadas nos textos ou aproveitadas na forma como escrevo.

    Visite Recanto das Palavras

    2.Qual o tema principal do blog Recanto das Palavras? Quais suas fontes e inspirações para escrever seus textos?
    Não há um tema principal. Eu posso falar tanto sobre música, literatura, antropologia, história e até mesmo ciência. Isso para ficar nos campos do conhecimento. Também escrevo crônicas, poesias (que cometo de forma bissexta), mostro vídeos, dou dicas para sala de aula, informo sobre as coisas ligadas à Educação e tudo mais que possa ter um motivo para eu escrever. Mas se é pra classificar, pode ser que seja um blog cultural.

    3.Você obteve alguma inspiração em algum blog, antes de começar a publicar o seu?
    Não, eu não me inspirei em qualquer blog. Pra dizer a verdade, eu criei este blog em 2005 e acho que só escrevi ou apresentei dois vídeos ou imagens. Passava meses sem escrever algo. Depois, passei a escrever uma vez por semana, e mandava avisos para os amigos da minha lista do Orkut. Gradativamente comecei a escrever diariamente, ampliando o leque de assuntos. Então, fui dedicando um pouco mais de tempo ao que chamam de "ato de blogar".

    4.Os objetivos do blog estão sendo alcançados? Está valendo a pena?
    Sim, os objetivos estão sendo alcançados . Eu escrevo para me divertir. Sinto prazer em escrever e se alguém ler e gostar, ou não, é uma coisa que não posso controlar. Se está valendo a pena? Sim, está. Gosto de escrever e, melhor ainda, escrever sem qualquer compromisso com isso ou aquilo. Já recebi algumas propostas para escrever em outros blogs do tipo revista, usar meu blog para fazer marketing virtual para uma editora, escrever crônicas e comentários humorados sobre ciência em outro. Como eu disse, escrevo por prazer, mas não trabalho de graça.

    5.Como você desenvolve os textos, que ferramentas utiliza? Que dificuldades encontra utilizando o Wordpress.com?
    Os textos não são desenvolvidos em sua maioria. Eles surgem. Vejo algo ou leio, lembro, percebo... e começo a escrever, como fiz quando vi uma marca de desgaste no asfalto do calçamento de uma rua, que parecia um coração. Na mesma hora comecei a pensar em algumas palavras e, com estava quase chegando ao escritório, quando cheguei sentei em frente ao computador e as palavras foram fluindo. Vale lembrar que nem sempre estou em frente a um computador, mas chego a anotar idéias no meu telefone, um Nokia E62, que já usei para postar uma mensagem e não decepcionou. Uso o próprio editor de textos do Wordpress. É o suficiente para a maioria das coisas que escrevo.
    Quanto ao Wordpress não encontro dificuldades. Eles sempre estão criando meios para que os blogueiros possam interagir amigavelmente com a interface. Como eu não faço uso – ainda – do Wordpress.org, não utilizo algumas ferramentas que este oferece.

    6.Depois de pronto e publicado, como você divulga o post?
    Sim, divulgo. Tenho alguns leitores regulares justamente por esse motivo. Quem não se comunica se trumbica, já dizia o Chacrinha. Ou se quiserem uma resposta acadêmica, MacLuhan citou que o meio é mensagem e vivemos na Galáxia de Gutemberg.

    7.Qual post seu que você mais gostou, e ele fez o sucesso que você gostaria?
    Há vários, mas o que tenho um carinho especial é o Querelas do Brasil.

    8.Possui outros blogs? Se possui, qual o tema deles? Se não possui, quais blogs costuma visitar?
    Tenho outros, mas não movimento. Criei o Cachaça Retangular, para falar de livros e um que fiz para testar, e é nele que faço testes com os widgtes e demais penduricalhos que são oferecidos. Se der zebra, não interfere no layout do Recanto das Palavras. Penso em voltar a movimentar o Cachaça Retangular, que trata sobre livros de forma mais específica.

    9.Responder a todos os comentários; só aos que interessam ou a nenhum? E por que?
    Respondo a maioria. O Wordpress oferece um recurso que é a autorização ou não das mensagens. Eu recebo algumas que não tem nexo e outras que são insultos gratuitos pura e simplesmente. Não vale a pena responder. Entram na lista de spam.

    10.Seus amigos de convívio, fora os conhecidos da Internet, visitam e participam do seu blog? Como?
    Sim, visitam. Lêem e comentam assuntos.

    11.Pelos seus conhecimento, qual o peso da influencia dos blogs brasileiros atualmente?
    Acredito que ainda falte um pouco para chegar ao nível dos blogs estrangeiros como, por exemplo, os que tratam de literatura e tecnologia. Parece-me que certos blogs estrangeiros têm um peso relativo nesses assuntos. Acredito que ainda falte um pouco para chegar ao nível dos blogs estrangeiros como, por exemplo, os que tratam de literatura e tecnologia. Parece-me que certos blogs estrangeiros têm um peso relativo nesses assuntos.

    12.Em até 5 palavras diga o pensa sobre:

    a) Blogosfera - Aldeia global
    b) Monetização - Paguem por lauda escrita
    c) Plagio - Uma praga
    d) "Miguxês" - Medonho
    e) O Brasil - Só medalha de bronze
    f) Seu Blog - O meu recanto

    Você assina e autoriza a publicação dessas declarações?
    Sim, assino. Autorizo a publicação.
    Jorge Alberto
    Recanto das Palavras

    0 Responses to “Recanto das Palavras”

    Postar um comentário

    Subscribe