quinta-feira, 4 de setembro de 2008

3

Lino Resende

  • quinta-feira, 4 de setembro de 2008
  • Saga de Animes
  • Share
  • 1.Uma descrição do blog pelo autor Lino Resende:
    O blog é pessoal. Os assuntos, variados. O foco são as novidades na área tecnológica e científica e, também, os acontecimentos do cotidiano e da grande rede, a Internet. Tudo isso é temperado pela minha visão, o que acrescenta um juízo de valor ao que é escrito para o blog.


    Visite Lino Resende

    2.Qual o tema principal do blog Lino Resende? Quais suas fontes e inspirações para escrever seus textos?
    Se olharmos as categorias, veremos que as com maior número de posts são Blogosfera e Internet. Então, posso dizer que o foco é tecnologia. Mas não deixa de enveredar pela educação, política, mídia, ciência e muito mais. Acho que a variação é fundamental.



    3.Qual sua profissão ou o que faz? E em que se relaciona com seu blog?
    Eu sou jornalista, tenho uma empresa de Assessoria de Imprensa. Escrever é minha profissão e o blog um exercício.


    4.Por que um jornalista cria um blog?
    Primeiro, para dominar uma nova mídia, no meu caso. E depois, como um exercício de escrever para você, não para os outros, como é da minha atividade.

    5.Os objetivos do blog estão sendo alcançados? Está valendo a pena?
    Sim. Acho que vale muito a pena. E os objetivos, diria, foram superados. Não achei inicialmente que teria a repercussão que teve. Afinal, segundo um último levantamento, o blog está entre os 200 primeiros do Brasil. E acho que isso é muita coisa.

    6.Quais a formas de divulgação utiliza? E qual o objetivo de tornar o blog conhecido?
    A divulgação inicial foi boca a boca, mas acho que as blogagens coletivas contribuíram bastante para tornar o blog conhecido. A partir daí, as coisas foram ficando mais fáceis, com troca de comentários, visitas e até divulgação de outros blogs.

    7.Por que de possuir um blog estabilizado e com domínio próprio, o que levou a mudar tudo? Pretende alterar os conteúdo também?
    O domínio já existia antes do blog. Quando defini que o teria, passei a usar o domínio, uma coisa natural. A mudança veio em função da necessidade, que senti, de dar maior movimentação aos assuntos, expondo-os melhor. A cara mudou - e duas vezes em pouco tempo - mas o conteúdo continua na mesma linha. Mas há sempre possibilidade de se falar de novos assuntos.

    8.Qual post seu que você mais gostou, e ele fez o sucesso que você esperava?
    Um dos que mais gostei foi um sobre o meu avô - O retrato do meu avô. Um texto que me emocionou. E que teve, sim, uma boa repercussão, já que foi do primeiro ano do blog.

    9.Do ditado "Dinheiro não traz felicidade", podemos dizer "Blog não traz felicidade"? O que te motiva manter este blog?
    Primeiro, o desafio de fazer algo que as pessoas reconheçam e gostem. Depois, a necessidade de escrever. O blog me dá prazer.

    10.Investimento financeiro você faz, já fez, ou pretende só receber com seu blog?
    Até agora, só gastei: domínio, hospedagem, tema,etc. E não creio que vá ganhar dinheiro com o blog. E este, também, não é o objetivo. Nele, faço um exercício.

    11.Como você vê a Blogosfera em falando do número de blogs e da rentabilização?
    Acho a blogosfera uma coisa sensacional, principalmente pela liberdade e oportunidades que oferece. Existem nichos para tudo e, nela, você sempre encontra o que procura. Quanto à rentabilização, não acho que blog dê dinheiro, a não ser em poucos casos, que são exceções.

    12.Para você, o que está faltando na Blogosfera atualmente?
    Não acho que falte alguma coisa à blogosfera, mas aos blogueiros, que não cuidam de utilizar as várias ferramentas disponíveis, o que torna difícil você chegar a um deles, descobrir um assunto, ler os que são bons.

    13.Seus amigos de convívio, fora os conhecidos da Internet, visitam e participam do seu blog? Como?
    Você tocou em um ponto interessante: Meus amigos de convívio sabem do blog, mas não participam dele ou se o fazem é de forma esporádica. O que descobri é que as pessoas não estão muito interessadas nas novidades que a internet traz, sobretudo quando se trata de blogs, que são vistos como um diário pessoal, ainda.

    14.Você já precisou enfrentar plagiadores? Como você lida com esse assunto?
    Já. Em algumas vezes tive conteúdo copiado, inclusive ilustrações. Quando tomo conhecimento, deixo um comentários chamando a atenção. Mas, no mais das vezes, esses plagiadores acabam sumindo por circunstâncias da própria blogosfera.

    15.Seus visitantes entendem o que você quer passar? Entendem suas idéias?
    Eu acho que sim. E um bom indicativo é o número de comentários no blog, que já passam dos 11 mil.

    Você assina e autoriza a publicação dessas declarações?
    Claro. As respostas são pára publicção.

    3 Responses to “Lino Resende”

    Lino disse...
    4 de setembro de 2008 às 13:30

    Pois é, estou nas páginas. Obrigado pela divulgação do blog e das opiniões sobre ele. Não são assim tão relevantes, mas pelo menos podem fazer com que quem as leias, saiba um pouco mais do que pretendo.
    De novo, obrigado.


    Eleição, a venda e a compra de votos | LINO RESENDE disse...
    5 de setembro de 2008 às 08:03

    [...] Talvez seja, mas vou usar o espaço para fazer uma promoção. É que deu uma entrevista para o Entrevista Blog falando sobre este espaço, como o manejo e o que penso em relação da [...]


    Eleição, a venda e a compra de votos | Eleições Limpa 2010 disse...
    20 de agosto de 2010 às 07:18

    [...] Talvez seja, mas vou usar o espaço para fazer uma promoção. É que deu uma entrevista para o Entrevista Blog falando sobre este espaço, como o manejo e o que penso em relação da [...]


    Postar um comentário

    Subscribe