segunda-feira, 15 de setembro de 2008

2

NETOIN!

  • segunda-feira, 15 de setembro de 2008
  • Saga de Animes
  • Share
  • 1.Primeiro uma descrição do blog pelo autor Carlírio Neto:
        O "NETOIN!" é um blog voltado para assuntos relativos à animação e cultura japonesa. No entanto, nem sempre ele foi assim...
        Em seu início, o blog tinha por propósito (se é que pode ser assim descrito) ser uma espécie de diário eletrônico, onde tudo que minha pessoa achasse interessante seria nele postado. Com o tempo, os textos sobre a animação japonesa foram ganhando mais e mais espaço, e desde maio de 2007 o "NETOIN!" é tal como se apresenta.
        No início deste ano, o "NETOIN!" experimentou sua primeira mudança de visual (layout), que predomina até hoje. Além disso, o blog possui uma espécie de "co-irmão", um blog para o qual outros assuntos recebem atenção (esportes, curiosidades, humor...). A exceção é um tutorial sobre conversão de vídeo, que permanece até hoje no blog.
        Com a sua direção estabelecida, e de forma humilde, o "NETOIN!" é algo que deixa minha pessoa orgulhosa e muito contente, pois é sempre bom escrever nele, com assuntos relativos ao que seu público-alvo gosta e admira.
        Graças às parcerias formadas, o "NETOIN!" pôde alçar novos horizontes. E graças às essas mesmas parcerias, amizades foram construídas.
        É como diz o lema do blog: "Alerta... Sempre que possível! Quando possível..."


    Visite NETOIN!


    2.Fale sobre o seu interesse no tema do blog. Acredita que basta gostar do assunto para poder escrever num blog?
        Acredito que gostar de um assunto é o primeiro passo para se aventurar no mundo dos blogs. Mas não basta apenas isso...
        Escrever em um blog exige muita atenção. Deve-se ter em mente sobre a importância daquilo que está sendo escrito, pois está sendo passado aos visitantes do blog informação e conhecimento. E, às vezes, até formas pessoais de ver a realidade que cerca aquele que está postando no blog são passadas à quem o visita.
        Tomar cuidado com cada palavra, cada sentença usada e, quando se fizer necessário, exibir os devidos créditos (seja de uma imagem ou de um texto). Tudo isso agrega em credibilidade para o blog e para o seu proprietário.


    3.Qual sua opinião sobre os blogs somente de downloads? Não seria melhor criar um site para este fim?
        Os blogs que se tratam apenas de downloads possuem hoje um crescimento muito forte. No entanto, a maioria destes blogs possuem uma tendência um tanto quanto negativa, por razões que não necessitam serem aqui descritas.
        Não sei julgar se a criação de sites para este fim (downloads) é o melhor do que fazer o mesmo em blogs. Mas prefiro pensar que os seus proprietários devem saber com o que estão tratando...


    4.Quanto tempo você lê e escreve em blogs? Esse tempo você tem visto de forma positiva, negativa ou indiferente?
        À julgar pelo número de postagens presentes no "NETOIN!", pode-se dizer que não sou um modelo de blogueiro à ser seguido. Em vinte meses de existência, a média de postagens no blog é de 6,45 ao mês. No entanto, gosto de prezar pela qualidade daquilo sobre o que estou escrevendo.
        Este ano de 2008 tem sido um marco para o blog, pois somente nele o número de postagens já superou em mais de três vezes o número das mesmas feitas ao longo de 2007. A diversidade também tem sido positiva. No que se pode escrever sobre a animação japonesa, as postagens já foram divididas em reviews de animes (resumos de suas estórias), letras de músicas e informações de relevância. Até os festivais que ocorrem têm ganho mais espaço no "NETOIN!".
        Gosto muito de ler outros blogs, saber como outras pessoas vêem o mesmo assunto (animação e cultura japonesa). Isso ajuda muito, pois agrega em conhecimento e perspectiva.
        O tempo que gasto com tudo isso (mais ou menos duas horas ao dia) acho muito proveitoso e satisfatório. Me engrandece e me estimula à fazer postagens cada vez melhores.


    5.Qual o interesse dos visitantes no seu blog? Qual tipo de informação eles procuram?
        As pessoas que visitam o "NETOIN!" procuram mais pelas reviews de animes e pelos tutorias nele presentes.
        Há muito tempo que vem sendo alimentada a idéia de fazer uma pesquisa, sobre o que as pessoas mais gostam em meu blog, sobre o que estas pessoas querem que esteja ali para lerem. Talvez não muito sobre "o que", mas sim sobre "o como" que as informações devem ser passadas.


    6.Possui outros blogs? Se possui, qual o tema deles? Se não possui, quais assuntos gosta de ler em blogs?
        Possuo sim um outro blog que, como comentado em outra questão, abriga os assuntos que não são compatíveis com a realidade do "NETOIN!".
        Esse outro blog chama-se "NETOIN! Mais!", e assuntos como esportes, informática e curiosidades são nele tratados. Ele é o blog que procuro tratar como o "co-irmão" do "NETOIN!".
        E simplesmente adoro ler blogs de assuntos esportivos e sobre cidades (e até sobre outros países). O ganho cultural é imenso.


    7.Qual tipo de blog você não visita de jeito nenhum?
        Não que já tenha encontrado...
        Mas espero nunca ler um blog que faça apologia à violência (seja ela de qualquer natureza).


    8.Existe algum trabalho de divulgação do blog? O que costuma fazer para que o blog seja conhecido?
        O "NETOIN!" está cadastrado em diferentes sites de redirecionamento, como o "BlogBlogs", o "BlogGeral" e a "Central de Blogs". Além disso tem o "Observatório", que possui uma finalidade simples e muito atraente, sendo altamente recomendável (links de postagens interessantes). Tem também os blogs parceiros, que deixam um link de redirecionamento presente para o meu blog.
        No entanto, muitos sites já utilizam alguns textos do "NETOIN!" como referência. Para exemplificar o fato, tem um fórum de fãs de animação japonesa que postou uma ou duas reviews de animes do blog. Existem também sites que utilizam as reviews publicadas no "NETOIN!".


    9.Seus amigos de convívio, fora os conhecidos da Internet, visitam e participam do seu blog? Como?
        Meus amigos até visitam o meu blog, mas não participam dele de forma ativa.
        Alguns deles visitam o "NETOIN!" apenas por um tipo de curiosidade (por não gostarem de animação japonesa), para tentar entender o meu apreço com esta arte. Outros visitam por gostarem das minhas postagens. Mas à rigor, não há uma influência negativa ou positiva por conta disso.


    10.Qual post você mais curte em seu blog, e qual você não achou que ficou legal?
        Os posts relacionados às reviews de animes, e as matérias especiais feitas com outros dois blogs parceiros, são a minha maior alegria no "NETOIN!".
         Especialmente em se tratando das matérias especiais. Esses textos (sobre o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, e sobre os trabalhos da Key/Visual Art's), foram muito bem trabalhados e dinâmicos. Os três blogs envolvidos nesta empreitada planejaram tudo com antecipação, proporcionando aos seus visitantes matérias interessantes e de muita qualidade sobre os temas propostos nas mesmas.
        E no que se refere às reviews de animes, as introduções das mesmas revelam tudo. O gênero e a forma como o anime é apresentado são já discutidos no início do texto sobre um determinado título. Embora não consiga me ater tanto aos fatores técnicos (que ganha destaque em um dos blogs parceiros do "NETOIN!", com total categoria), gosto muito de comentar (de uma forma pessoal) sobre os personagens e sobre o encaminhamento da estória do título que esteja sendo trabalhado.
        Não há, necessariamente, uma postagem presente no "NETOIN!" na qual minha pessoa não tenha gostado muito.


    Você assina e autoriza a publicação dessas declarações?
        Com total certeza.
        Minha pessoa assina e autoriza a publicação destas declarações aqui presentes.
        Aproveito a oportunidade para agradecê-la, Luciana, pela oportunidade ofertada para apresentar o "NETOIN!" à outras pessoas, que visitam o seu blog e o usam como referência para buscar outros blogs.
        Muito agradecido.
        Até mais!

    2 Responses to “NETOIN!”

    Carlírio Neto disse...
    15 de setembro de 2008 às 22:00

    Saudações


    Luciana, a entrevista ficou muito legal.

    Muito embora possa parecer chato ( de tantas vezes que já repeti isso ), gostaria de agradecer mais uma vez por essa oportunidade de apresentar o "NETOIN!" para mais pessoas.

    Fiz uma chamada para esta entrevista em meu blog.

    Até mais!

    Carlírio Neto publicou um post sobre...Uma entrevista...


    diga cultura disse...
    16 de setembro de 2008 às 11:15

    Entrevista Blogs - NETOIN!...

    Conheça através de uma entrevista, este excelente blog sobre animação e cultura japonesa. Com muitos reviews de animes outros assuntos interessantes e divertidos....


    Postar um comentário

    Subscribe