quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

4

Ataliba Teixeira

  • quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
  • Saga de Animes
  • Share
  • 1. Descrição do blog pelo autor Ataliba:
    Difícil explicar o blog porque ele é um conjunto de experiências que eu vivi ao longo dos anos em que ele existe. Posso dizer que é um blog de um Geek/Nerd que adora tecnologia e fala sobre tudo o que ele vive no seu dia a dia. Ou seja, um blog pessoal com um ar totalmente tecnológico.


    Visite Ataliba Teixeira


    2. Quando e como surgiu o blog Ataliba Teixeira?
    Minha presença na web existe desde o primeiro dia em que conectei o modem a linha discada. Ou seja, sempre gostei de ter um site para divulgar minhas idéias.
    Assim, este blog, do modo como ele existe hoje é uma evolução de toda esta "experiência" que adquiri ao longo dos anos com a participação em fóruns, listas de discussão e sites horrorosos que já publiquei por aí.
    O blog Ataliba Teixeira ( hoje caminhando para o nome IMPRODUTIVO ) surgiu em 2001 quando eu achei que precisava de um repositório para todos os meus projetos e idéias centralizado onde a administração seria muito mais fácil.
    E, de um repositório caótico de idéias, surgiu este blog, que até hoje está on line :-)


    3. Qual sua profissão ou o que faz? E em que se relaciona com seu blog?
    Sou Analista de Suporte na área de Network (Redes de Computadores) e Linux/Unix. Não é difícil entender onde o blog se relaciona com a minha vida pessoal né?
    Além disto, sou músico amador aposentado hahahaha.


    4. Quais suas fontes e onde obtém material para escrever seus textos?
    São duas fontes principais. Uma é minha experiência profissional. Como meu blog tem como foco de assunto algo que eu trabalho no dia a dia, é natural que eu sempre tenha alguma coisa a dividir com quem está lendo meus posts.
    E, como todo nerd adora novidades, uso também como fontes feeds de outros blogs. Assim, às vezes posto alguma coisa que já apareceu em outro blog com uma visão pessoal minha, ou até, complementando do que já foi escrito.
    Uma fonte que eu descobri nos últimos tempo, pois começar a organizar-me pessoalmente ( GTD ) foi notas pessoais. Vejo algo na rua, e acho que aquilo vale um post, anoto e deixo no meu celular, papel ou coisa qualquer.
    Depois faço um pequeno esboço e deixo em um documento ou no próprio Drupal. Com o tempo a idéia vai amadurecer e eu posto. Isto é feito principalmente com assuntos aleatórios, que não tem muito a ver com a idéia central do blog.


    5. Depois de pronto e publicado, como você divulga o post?
    Sitemaps. Nada melhor que ele. Como ele avisa ao Google que algo foi atualizado, no grande pai indexa mais rapidamente os posts. Fora isto, acabo não fazendo muito mais não. Minha preocupação é mais conteúdo mesmo, do que ficar nesta preocupação de divulgar em excesso o blog. Bom conteúdo, mesmo que leve tempo, acaba gerando visitas.


    6. Como você vê a Blogosfera em falando do número de blogs e da rentabilização? E sobre a evolução da loja do Secundum do Jobson Cia?
    A Blogosfera é uma bolha que já explodiu. O que aconteceu é que virou moda ter um blog e tentar ganhar dinheiro com ele. As pessoas esqueceram que a "fama" de um blog vem da qualidade do seu conteúdo. Não adianta montar um blog hoje e esperar que ele amanhã lhe renda dinheiro. Assim, há muito blog e pouco conteúdo. O que acontecerá, com o tempo é que irão ficar como sempre aqueles que tem o que oferecer, e os que não tem, irão sumir. A rentabilização é algo difícil até para quem tem blog a muito tempo. E a loja do Jobson veio para ajudar um pouco nisto.
    Vou ser sincero, nunca fui bom em ganhar dinheiro com blog. Ganho, porque tenho muita visita. E a loja do Jobson é um modo legal de ganhar um troco a mais, com um sistema inteligente e bem construído.
    A meu ver, o trabalho do Jobson e Cia é muito competente e centrada. Havendo erros ou não, eles merecem muito respeito pelo trabalho desenvolvido.


    7. Você faz uso de técnicas de SEO para ter mais visitas? E funcionam?
    A única técnica maior de SEO que usei até hoje foi a diminuição das URLS do blog, quando comecei a usar o Drupal. Fora isto, não usei mais nenhuma.
    E, em termos da mudança das URLS mudou porque o Google passou a gostar um pouco mais de mim :-P


    8. Com analise do tráfego e comentários, você poderia dizer que tipo de informação os visitantes mais procuram?
    Claramente, não há nada mais procurado na internet que mulher e sexo. Ou seja, como tenho um seção que trata de golpes de internet e muitas mulheres e artistas do mundo erótico são citados, sempre tenho uma procura bem grande sobre estes temas. E, as outras coisas procuradas no blog, são relacionadas ao CMS que eu uso (O Drupal) e soluções na área de redes e Linux. Aliás, Unix é sempre uma palavra bem procurada no blog né ... não sei porque hahahahaha
    Outro assunto que chama também muita atenção são posts que criticam religiões. Como sou ateu e tenho alguns deste tipo, são os que mais atraem fervorosas pessoas que não aceitam a crítica, seja ela positiva ou negativa. No fim, estes são os temas base das pesquisas no meu blog. E, acredito, vão continuar sendo, pois o perfil dos meus posts não muda muito com o passar dos anos :)


    9. O que você mais gosta e mais detesta em blogs?
    As coisas que eu mais gosto são relevância do que é escrito, e a criatividade de quem escreve. Blog é uma forma de comunicação um pouco diferente de um jornal. Quando se pega um blog que simplesmente copia e cola a notícia, é horrível. Em um blog eu quero ver opinião, mesmo que de um assunto já falado em diversos locais da internet. Assim, já lhe falei o que mais odeio em blogs, o famoso copiar e colar, sem nenhum comentário relevante do autor do blog :-)


    10. Quanto tempo você lê e escreve em blogs? Esse tempo você tem visto de forma positiva, negativa ou indiferente?
    Depende muito da época, mas é pelo menos uma hora por dia. Hoje consigo otimizar meu tempo e dedicar um pouco mais ou menos dependendo da necessidade. E, ter um blog foi para mim sempre ótimo pois me deu a chance de comunicar-me bem em forma escrita e ainda, aprender a me organizar cada vez mais. Porque vou te falar ... eu sou a desorganização em pessoa.


    11. Qual o motivo para escrever num blog? Dinheiro, mulheres, fama ou existe outro motivo?
    Ego todo mundo tem. E falso é aquele que responder esta pergunta dizendo que não há uma necessidade mínima de afago do ego em um blog.
    Logicamente, alguns são mais tendentes para este lado, e outros um pouco menos. Mas, para mim, o principal motivo da existência do blog que eu mantenho é ser um pequeno compêndio de experiências e soluções para quem está iniciando ou já se iniciou na Administração de Sistemas.


    12. O conhecimento ou o gosto pelo assunto, o que vale mais na criação de um blog sobre tecnologia? Comente.
    Para criar um blog, a pessoa tem que primeiro gostar de escrever. Sem isto, ninguém teria um blog. Depois, saber ler. Sim, pois saber ler não é simplesmente pegar palavras e juntar para formar um texto, mas é sim, entender o texto e formar uma opinião. Com isto em mãos o gosto pelo assunto aparece. Porque você consegue entender o que está escrito e aí, sim, gerar conhecimento com aquilo. Ou, pegar seu conhecimento, e transformar em um texto que será lido por outras pessoas e entendido do modo como deveria. No fim, acho que a maioria dos blogs peca nos dois primeiros pontos. Se aqueles dois primeiros pontos não existem, conhecimento sobre tecnologia ou gosto, não vão fazer o conteúdo do blog ser relevante. Assim, vai levar o mesmo ao fracasso, infelizmente.


    Você assina e autoriza a publicação dessas declarações?
    Assino sim e autorizo a publicação destas declarações.
    Ataliba Teixeira

    4 Responses to “Ataliba Teixeira”

    Thiago Alex disse...
    4 de fevereiro de 2009 às 11:29

    Eu quero a Menina de Óculos (http://meninadeoculos.blogspot.com/) no Entrevista Blogs!


    Lucianaweb disse...
    4 de fevereiro de 2009 às 17:57

    Thiago, agradeço muito a sugestão, mas você poderia fazer isso no formulário de Contato no blog: http://entrevistablogs.com/contato/
    Aqui ficaria melhor falar sobre a entrevista e o entrevistado.


    Ataliba Teixeira disse...
    8 de fevereiro de 2009 às 18:34

    Virei Micro-Celebridade ... ...


    Acabei de ver que minha entrevista no site Entrevista Blogs saiu ...


     





     


    Virei micro-celebridade :-)


    Aliás, vale a pena estar sempre visitando o site porque o mesmo é uma boa fonte de bons blogs para leitura :-)

    ...


    Ataliba Teixeira disse...
    2 de março de 2009 às 18:44

    Selo “Olha que blog maneiro”...


    De vez em quando é sempre bom dar uma andada pelo Technorati para ver a quantas anda a popularidade do seu blog e quantos "blog reactions" você ando recebendo nos últimos tempos.
    Hoje, ao dar uma olhada a tarde no Technorati dei de cara ...


    Postar um comentário

    Subscribe