segunda-feira, 6 de julho de 2009

4

Neurônio 2.0

  • segunda-feira, 6 de julho de 2009
  • Saga de Animes
  • Share
  • 1. Uma descrição do blog pelo autor José Júnior:
    Definitivamente o Neurônio 2.0 não é (exclusivamente) um blog profissional e tampouco pessoal. Na realidade, aos poucos ele se tornou um espaço onde converso com os leitores sobre minhas experiências do dia-a-dia, sejam elas profissionais, acadêmicas ou pessoais.
    Dessa forma, o Neurônio 2.0 é divido nas seguintes categorias:
    Java e desenvolvimento - Exemplos, dicas e tutorias sobre desenvolvimento de software na plataforma Java.
    Utilidades de informática - Dicas, tutoriais e artigos para usuário domésticos que possuem dificuldades em Windows, internet e manutenção.
    Ponto de vista - textos que exprimem meu ponto de vista sobre educação, blogosfera, carreira, cotidiano e uma "pitadinha" de opinião.

    2. Quando e como começou o Neurônio 2.0 e por quê?
    A idéia de criar um blog começou em Janeiro de 2008 quando li um artigo chamado "Aonde estão os Nerds" do Christian Barbosa. Nesse texto, uma das coisas que o Christian diz é que o bom estagiário é aquele nerd que aprende sozinho e vive fuçando na internet sobre tecnologia, css, wordpress, w3c, etc.
    Depois de ler esse texto, decidi que era hora de "acordar pra vida" e fazer alguma coisa já no meu segundo ano de faculdade, pois embora fosse uma utopia estagiar junto ao Christian Barbosa, eu não me perdoaria se perdesse uma oportunidade assim por desleixo da minha parte. Então, daquele dia em diante "arregacei as mangas" e comecei a revirar a internet em busca de conhecimento. E, finalmente em Março de 2008, criei uma conta no Blogger e assim nasceu o Neurônio 2.0 .

    Visite Neurônio 2.0

    3. O que você dá mais importância em seu blog? E por quê?
    Sem sombra de dúvida que é a qualidade do conteúdo. Sempre faço o possível para, além de escrever em português correto, ser relevante, objetivo e dinâmico. O conteúdo é importante para promover o blog nos motores de busca, e há também a satisfação pessoal de ver um texto bem escrito.

    4. Quando foi a virada, de blog pessoal para blog mais voltado a tutoriais e tecnologia? Comente.
    Na verdade foi o contrário. No princípio, o Neurônio 2.0 era exclusivamente sobre assuntos da minha vida acadêmica, mas com o tempo fui conhecendo a blogosfera e quis, como outros blogueiros, escrever textos de cunho pessoal e expressar minha opinião sobre determinados assuntos. Certamente que o carro-chefe do blog são os tutoriais e dicas de informática, mas os eventuais posts pessoais são bem aceitos e comentados.

    5. Por que tem poucas postagens, quase 1 por semana?
    Além do meu emprego de Auxiliar de CPD no Instituto Bairral, tenho que cumprir com os compromissos da minha graduação em Sistemas de Informação. Por isso, não consigo blogar com mais frequência. Evidentemente que gostaria de dedicar mais tempo ao blog, mas por enquanto minha vida profissional e acadêmica tem prioridade.

    6. O conhecimento ou o gosto pelo assunto, o que vale mais na criação de um blog sobre tecnologia? Comente.
    Acho que o gosto pelo assunto (na maioria das vezes) vale mais, pois dessa forma a pessoa tem mais motivação para ir em busca do conhecimento. Citando um exemplo: no colégio conheci várias pessoas que tinham um muito conhecimento e potencial para conquistar grandes coisas, mas a maioria optava por ignorar esse potencial. Em contrapartida, havia também pessoas com pouquíssimo conhecimento, mas tinham o sonho de estudar e ser alguém, o gosto por determinado assunto as levou ir em busca do conhecimento e realizar seu sonho.

    7. Você faz uso de técnicas de SEO para ter mais visitas? E funcionam?
    Assino vários feeds a respeito desse assunto, mas não fico fissurado em aplicar todas as técnicas de uma só vez. Conforme vou blogando e alterando códigos é que utilizo as novas técnicas de SEO que aprendo.
    Depois que passei a utilizar as metas-tags e palavras chaves nos títulos, melhorou bastante o tráfego pelos mecanismos de buscas. Mas, como já disse, dou prioridade em escrever posts de qualidade, pois de nada adianta trazer o leitor utilizando todas as técnicas de SEO, se não há um conteúdo de qualidade para prender a atenção dele.

    8. Lê outros blogs? Pode dizer quais assuntos te interessam?
    Acompanho aproximadamente 25 blogs através do Google Reader e procuro, na medida do possível, ler diariamente todos os feeds. Os blogs que assino têm de tudo um pouco: tecnologia, blogosfera, notícias, gestão de tempo, monetização, opinião e humor.

    9. Quais suas fontes e onde obtêm material para escrever seus textos?
    Faz apenas alguns dias que cheguei a uma conclusão que responde muito bem a essa sua pergunta: o Neurônio 2.0 é meu "diário" profissional, acadêmico e pessoal, pois os textos surgem da experiência resultante das necessidades do dia-a-dia.
    A maioria dos meus tutoriais e dicas sugiram da necessidade de fazer alguma tarefa no trabalho ou na faculdade. Assim, pesquiso na internet e em revistas especializadas para aprender determinada tarefa. Depois de descobrir como fazer, elaboro um tutorial e disponibilizo no blog pra quem, eventualmente, tiver a mesma dificuldade.
    Alguns textos pessoais (não tão frequentes) são minhas opiniões sobre situações e observações do meu cotidiano. Exemplos desses posts são: "Aprendendo com a natureza" e o "Canse, cansei de ser hiena..."

    10. Indique um post escrito por você que seja especial e diga por que:
    Se você me permitir vou indicar dois post:
    1 - Como baixar vídeos da Globo.com - Gosto desse post por ser o tutorial que além de ser bem útil e ter ficado bem escrito, foi a partir dele surgiu a idéia de escrever tutoriais para esse nicho de mercado.
    2 - Jovem Nerd, um "herói" da vida real - Esse post foi bem legal de escrever, pois para escrevê-lo precisei bem mais do que ficar sentado na frente do computador. Precisei viajar 70Km até Campinas/SP para ir a um evento onde tive o prazer de conhecer pessoalmente dois de "meus heróis": o Jovem Nerd e o Azaghâl.

    11. O que você quis dizer com "meus heróis"?
    "Meus heróis" é uma forma que utilizo no Neurônio 2.0 para referenciar algumas pessoas que tenho profunda admiração e respeito. Blogueiros famosos e não tão famosos que são pra mim exemplos a seguir. A título de exemplo posso citar: Carlos Cardoso, Paulo Faustino, Juliana Sardinha (uma amiga sempre disposta ajudar), Christian Barbosa e o pessoal do Jovem Nerd.

    12. De acordo com o desenvolvimento do blog, quais os planos para o futuro?
    O Neurônio 2.0 é o meu primeiro blog, e como todo blogueiro, tenho o sonho de vê-lo crescer e prosperar. Já tive várias boas ideias e projetos que ainda não tive tempo e oportunidade de experimentar, mas como minha graduação termina este ano, tenho a convicção que 2010 será o ano em que Neurônio 2.0 conquistará seu espaço na Blogosfera.
    Além do Neurônio 2.0, tenho trabalhado no blog Universo Universitário que eu e meus colegas de faculdade criamos a pouco tempo. É um blog sobre assuntos do universo acadêmico, voltado principalmente para a área de Tecnologia da Informação.

    Você assina e autoriza a publicação dessas declarações?
    Sim, com muito prazer. E para finalizar, gostaria de te agradecer Luciana pelo espaço e oportunidade de contar um pouquinho do Neurônio 2.0 aqui no seu blog. Parabéns pelo excelente trabalho que tem feito. Desejo a você e ao EntrevistaBlogs, um caminho de muito sucesso, conquistas e prosperidade.
    José Júnior

    4 Responses to “Neurônio 2.0”

    Elisângela disse...
    7 de julho de 2009 às 08:00

    Ótima entrevista, ótimo entrevistado... tive o provilégio de conhecer José Júnior, uma pessoa 100%, esforçado e determinado... merece todo sucesso que a vida lhe reserva, afinal "quando talento e dedicação caminham juntos, sucesso é só uma questão de tempo" (VERDUM).

    []'s!


    Leandro disse...
    15 de julho de 2009 às 16:08

    Muito legal mesmo a entrevista!

    Me dá um autógrafo?

    Abraços e Sucesso!


    José Júnior disse...
    21 de julho de 2009 às 07:47

    * Cristiane Macedo
    - Obrigado! Mas você é suspeita pra falar. Não é priminha querida?

    * Arquimedes
    - Valeu pela força Arquimedes. Vontade pra continuar é que não falta.

    * Bruno
    - Obrigado Bruno, mas... melhor que o Lula!? ainda falta muito "lábia" rsrs

    * Elisângela
    - Adoro seus comentários. Não por causa dos elogios, mas pela "riqueza" deles. Muito boa a citação do VERDUM.

    * Caludete
    - Obrigado Claudete. Espero realmente ser um profissional "diferente", ainda mais se for na Blogosfera.

    * Marcelo Moraes
    - Grande Marcelo, faço das suas as minha palavras. É engraçado que faz pouco tempo que nos conhecemos e ao mesmo tempo parece que faz tanto tempo.

    * Leandro.
    - Obrigado Leando, pode deixar que quando voltar de férias eu dou o seu autográfo, hehehehe.


    A todos que comentaram e leram a entrevista... meus agradecimentos. Abraço pra todos, José Júnior
    .-= José Júnior´s last blog ..Como formatar e instalar Windows XP =-.


    Entrevista Blogs disse...
    29 de dezembro de 2014 às 16:05

    Obrigado pelo aviso, Junior.


    Postar um comentário

    Subscribe