quinta-feira, 6 de novembro de 2008

3

¡biopirata!

  • quinta-feira, 6 de novembro de 2008
  • Saga de Animes
  • Share
  • 1.Uma descrição do blog pelo autor Glenn Makuta:
    meu blógue é uma das minhas válvulas de escape, gosto de escrever aleatoriamente, sem compromisso algum. no blógue é possível encontrar desde coisas que vejo, ouço (seja, na tevê, no cinema, no teatro, em shows, músicas, etc), até minha opinião sobre algum assunto relacionado à biologiaafinal sou formado em biologia, apesar de ainda não estar na ativa profissionalmentefora isso, ainda coloco qualquer outra coisa que possa me inspirar futuramente, desde imagens, links de sites interessantes, receitas, artigos científicos, desenhos, opiniões sobre temas que não tenho o menor domínio, sonhos, mentiras, palavras sem nexo, angústias, felicidades... em outras palavras: é um gravador de idéias.


    Visite ¡biopirata!


    2.Quando começou a blogar e por que?
    3.Você obteve alguma inspiração em algum blog, antes de começar a publicar o seu? Qual foi sua idéia inicialmente?
    responderei às duas perguntas juntamente.
    comecei a blogar em 2004, depois de voltar do congresso brasileiro de zoologia. lá eu assisti a uma mesa redonda composta pelo então ministro do meio ambiente, por membros do ibama e pesquisadores. a conclusão básica foi que a legislação brasileira considera que todo pesquisador que utilize amostras biológicasou seja, pelo menos os biólogoscomo potenciais biopiratas, independente do intuito ser financeiro, criminoso, para pesquisas ou mesmo se não tiver intuito algum, isso complica a vida de muito pesquisador e é um atraso no desenvolvimento científico brasileiro... é patético, mas é o brasil.
    não obtive inspirações em outros blógues, pelo que me lembre... não tinha costume de ler blógues nessa época. se fosse hoje teriam vários a serem citados.
    minha idéia era que fosse um lugar que eu pudesse escrever qualquer coisa que me desse vontade, e continuo nesse intuito ainda hoje.


    4.Qual sua profissão ou o que faz? E em que se relaciona com seu blog?
    sou biólogo de formação, ainda estou engajando um mestrado na europa, uma vez que no brasil não tem muito como estudar o que quero: ecologia urbana de ratos de esgoto... pode parecer nojento, mas como diz o velho ditado: gosto não se discute, se lamenta.
    o relacionamento disso com meu blógue é que as vezes eu escrevo algo sobre ciência lá, a poesia e tudo mais vem por outros meios alheios a ciência. não gosto de misturar, é claro que é interessante entender a ciência da arte e a arte da ciência, mas comigo não funciona... essas duas coisas perdem a graça simultaneamente quando tento misturar, então é melhor deixar cada uma no seu canto, com seus encantos.
    na verdade tenho um blógue de divulgação científica no qual eu dedico mais esforço nesse sentido, é o sinantrópica.


    5.Qual a função do blog ¡biopirata!? O que deseja transmitir?
    a função do blógue é, a priori, pessoal. é o lance de evasão de privacidade, às vezes acho que este é o grande mal desses tempos... vide big brothers, 15 minutos de fama, casas de vidro, fofocas, etc, mas temos a liberdade de mostrar qualquer coisa, os podres inclusive.
    socialmente acho que atinge principalmente as pessoas mais próximas a mim. até me surpreendo quando vejo um comentário de estranho por lá, assim como quando vi essa entrevista virtual a ser respondida no meu e-mail.
    desejo transmitir qualquer coisa que possa ser absorvido. acho que a grande graça da comunicação é que a pessoa que se expõe à informação potencialmente entenda o que eu digo, mas podem entender algo totalmente diferente, ainda assim é comunicação, afinal há fluxo de informação. então meu papel nessa brincadeira é dar corda (principalmente pra mim).


    6.O que alimenta seu blog (o que faz ele permacer vivo)? Visitas, idéias, lazer ou outro?
    são as idéias, o lazer, e outros... visitas não.
    o blógue é uma extensão de mim.
    sou uma pessoa muito desorganizada, então escrever me ajuda a organizar um pouco.


    7.Como você desenvolve os textos, que ferramentas utiliza? Depois de pronto e publicado, como você divulga o post?
    eu simplesmente vou escrevendo. quando é algo que dou mais importância, releio pra ver se está do jeito que pensei (aliás, estou revisando minhas respostas), uso o editor do próprio blogger, nada mais, por vezes procuro imagens que possam encaixar com a idéia do texto.
    depois de terminar de escrever, posto, e essa é a divulgação do post: ele por ele mesmo.


    8.Você acompanha as estatísticas do blog? Pelas estatísticas quais seus posts mais populares?
    não tenho mínima idéia das estatísticas, eu sempre acho que só tenho duas leitoras assíduas no meu blógue, fora isso não tenho a menor idéia.


    9.O que você mais gosta e mais detesta em blogs?
    gosto de ver como desenvolvi minha forma de escrever.
    não detesto, mas o que menos gosto é a forma como escrevia. acho que atualmente faço isso de forma muito melhor.
    na verdade aprendi a não detestar o que escrevi, por isso é possível acessar as coisas antigas, caso contrário já teria apagado os antigos escritos, agradeço a fernando pessoa por isso.
    ah, odeio os templates do blogger, e não tenho a menor vontade de aprender a mexer naquilo (aquela coisa azul-pastel-calcinha é de um tremendo mal gosto, mas era o que tinha de melhor quando escolhi), então coloquei uns desenhos que eu mesmo fiz pra amenizar esse desgosto.


    10.Em até 5 palavras diga o pensa sobre:
    a) Blogosfera. liberdade de expressão.
    b) Monetização. não sei ganhar dinheiro!
    c) Plagio. é belo. tudo se copia.
    d) Redes Sociais. potencialmente úteis, provavelmente (bem) inúteis.
    e) "Miguxês". medonho. ninguém que conheço usa.
    f) Seu Blog. visite se quiser.


    Você assina e autoriza a publicação dessas declarações?
    sim, e quero que fique tudo com letras minúsculas. criei pavor por letras maiúsculas, não sei explicar porquê, mas quero que fique assim.

    3 Responses to “¡biopirata!”

    v.h. disse...
    6 de novembro de 2008 às 16:17

    Um blog despretensioso, legal.


    glenn makuta disse...
    7 de novembro de 2008 às 08:12

    os travessões apareceram como pontos de interrogação, mas não compromete tanto o texto.


    LucianaWeb disse...
    7 de novembro de 2008 às 11:14

    Sinto muito, mas já está corrigido.
    Para editar, primeiro levo o texto para o Bloco de Notas, e depois para o FrontPage. Mas foi o editor do WordPress que precisou ser avisado de que era um travessão do TimesNewRoman para aparecer corretamente.
    Agradeço por me alertar.


    Postar um comentário

    Subscribe