quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

0

Pedaços de Cacos Quebrados

  • quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
  • Saga de Animes
  • Share
  • 1. Uma descrição do blog pelo autor Dogman:
    R.: É um blog de entretenimento, atualizado todas as terças-feiras, com textos autorais que tratam basicamente de relacionamentos amorosos, de boa música e da chatice do cotidiano.


    Visite Pedaços de Cacos Quebrados


    2. Quem é o Dogman? Pode nos contar seu nome? E o que faz além de blogar?
    R.: O personagem "Dogman" surgiu praticamente junto com a Internet, no final dos anos noventa, primeiro como pseudônimo num concurso literário e, logo em seguida, como nick em chats e e-mails. Aproveitei o meu antigo apelido da época do colégio (Cachorrão) e me inspirei no excelente disco "Dog Man Star", do grupo inglês Suede, para criar o homem-cachorro que comanda o blog desde 2004. Atualmente, além de blogar, tenho uma coluna semanal no Guia Floripa chamada Anacrônicas.


    3. Você obteve alguma inspiração em algum blog, antes de começar a publicar o seu? Qual foi sua idéia inicialmente?
    R.: Uma vez li no blog do Allan Sieber um post sobre o quanto era gay o nome do disco "Dado pra você", do Dado Dolabella. Na mesma hora pensei: é isso que eu quero, um espaço no qual possa chamar o Dado Dolabella de viado quando bem entender.


    4. Como você desenvolve os textos, que ferramentas utiliza? Depois de pronto e publicado, como você divulga o post?
    R.: Geralmente passo uns dias pensando até ter uma boa idéia, depois sento na frente do computador e digito a base do texto no Word. Então levo mais dois dias reescrevendo e revisando até publicar a versão definitiva no UOL, sempre às terças-feiras. Após a publicação fico aguardando as visitas e as opiniões dos amigos e conhecidos, mas já começo a pensar no post da semana seguinte.


    5. Existe algum trabalho de divulgação do blog? E qual o objetivo de tornar o blog conhecido?
    R.: Meu blog está cadastrado no diHIIT (comunidade blogueira) e já figurou na lista de "blogs legais" do UOL. Acho ótimo quando as pessoas aparecem e deixam comentários, mas o objetivo principal continua sendo disciplinar e aprimorar a minha escrita.


    6. Quanto tempo você lê e escreve em blogs? Esse tempo você tem visto de forma positiva, negativa ou indiferente?
    R.: Eu gasto várias noites por semana escrevendo no meu blog e na minha coluna, mas também lendo e analisando os blogs de outros cronistas. Obviamente, vejo isso pelo lado positivo, já que leitura e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém.


    7. Quando está em algum blog (pode ser o seu mesmo), o que te chama mais atenção, ou que dá mais valor?
    R.: Dou muito valor ao aspecto visual (tenho pavor de blogs muito poluídos, cheios de selinhos e outras inutilidades) e ao cuidado com a gramática. Quando encontro um blog cheio de erros ou abreviações nunca mais volto.


    8. Pelos seus conhecimento, qual o peso da influencia dos blogs brasileiros atualmente?
    R.: A grande maioria não influencia em nada, serve apenas para congestionar a
    Internet. Mas os blogs jornalísticos bem cuidados ou os blogs pessoais de gente talentosa (como o Zé Roberto Torero, o Mauro Castro, o Ilton Dellandréa e o Xico Sá) são sempre atraentes.


    9. Você utiliza o Uol Blog (zip.net) como servidor de blog? Ele atende suas necessidades? Pretende em algum momento mudar?
    R.: Eu só mudaria por dinheiro. A plataforma UOL é ótima, sobretudo no quesito interatividade.


    10. Qual a freqüência que você escreve? Qual o efeito disso na qualidade dos posts e das visitas?
    R.: Como eu disse antes, escrevo quase diariamente, mas só faço publicações semanais. Tenho certeza de que meus textos estão sempre evoluindo e que os freqüentadores do meu blog, além de perceberem isso, já estão acostumados a ler uma nova postagem a cada sete dias.


    11. Quanto ao tema monetização e rentabilização de blogs, qual sua opinião?
    R.: Seria maravilhoso ganhar dinheiro com o blog. Por outro lado, a espontaneidade acabaria. Tiro o exemplo da minha coluna no Guia Floripa, que é um site de turismo. Lá eu não posso falar mal dos turistas nem de nenhum dos patrocinadores nem ressaltar os problemas da minha cidade. Diferentemente do Pedaços de Cacos Quebrados, em que eu posso dizer o que estiver a fim a qualquer hora do dia ou da noite.


    Você assina e autoriza a publicação dessas declarações?
    R.: Claro que autorizo. E com um grande abraço aos leitores do Entrevista Blogs!
    ALESSANDRO DOGMAN

    0 Responses to “Pedaços de Cacos Quebrados”

    Postar um comentário

    Subscribe