quarta-feira, 3 de junho de 2009

11

Re-Novidade

  • quarta-feira, 3 de junho de 2009
  • Saga de Animes
  • Share
  • 1.Uma descrição do blog pelo autor Éverton Vidal:
    Cômodo onde guardo folhas soltas de poemas, crônicas e reflexões, traços de minha vida, fé e busca. O nome e a descrição indicam entre tantas coisas que possam indicam recomeços, e que ali não há nada novo, mas re-novo, o caminho é o de sempre, veredas antigas, mas que só vêm à existência quando sigo em frente, de olhos abertos ao hoje em que rios se abrem em desertos.

    2.Qual o tema principal do blog Re-Novidade? Quais suas fontes e inspirações para escrever seus textos?
    Não há tema principal. Mas dou atenção a assuntos referentes a religião/espiritualidade e coisas da existência. Dependendo do tempo e inspiração posto poemas, crônicas, opiniões sobre fato atuais e até músicas e pinturas. Minhas fontes de inspiração são variadas. Pode ser um texto, uma música, fato, data, fotografia... Os textos às vezes nascem quando menos espero, e noutras quando o forço a sair. Também gosto de retribuir o apreço dos parceiros blogueiros e leitores.

    Visite Re-Novidade

    3.Quem é o autor? De onde surgiu a idéia de criar o blog?
    Everton Vidal Azevedo, músico, estudante de medicina (posso me considerar um quase-teólogo formado em banco de praça e conversa de botequim?). O blog surgiu em 2006 como "Eu, por mim mesmo". Depois, quando o título tornou-se obsoleto troquei para "Re-novidade" que foi uma sugestão de um bom amigo.

    4.Você obteve alguma inspiração em algum blog, antes de começar a publicar o seu?
    Não. Antes de criá-lo eu não era blogueiro e passei um bom tempo postando sem blogar (rs). Aos poucos fui entrando na realidade do mundo dos blogs e conhecendo outros que se tornaram inspiração para continuar com o meu.

    5.Cite uma personalidade (celebridade ou que seja) importante da blogosfera, na sua opinião ? Explique.
    A única celebridade-celebre cujo blog acompanho é o Saramago. Mas encontrei muita gente que se tornou importante pra mim através de seus blogs. Pessoas que já são amigos, como o Amigão, a Du e o Nando Damázio que escrevia o inovador "a melhor novela de todos os tempos do último verão".

    6.Concorrentes ou aliados, diga sinceramente o que sente com relação aos outros blogueiros?
    Aliados com certeza. Mas admito que sou meio aéreo com respeito a muita coisa que acontece no que se tem chamado blogosfera. Frequento apenas os blogs amigos, visitando novos blogs e trocando links lentamente. Leio cada coisa por aí, sobre plágios, fakes, ofensas trocadas entre blogueiros, ou disputas acirradas por espaços, "patrocínios" e leitores. Confesso que me sinto até bem por estar um pouco por fora disso. Também espero (e acredito) que meus leitores/acompanhantes não me vejam como um concorrente rsrs.

    7.Qual post seu que você mais gostou, e ele fez o sucesso que você gostaria?
    Foi o Zé da série Sobre Deus e noites sem eles. Texto sobre um cidadão, pedreiro, crente, pacato, frouxo que quer explodir, virar do avesso, mas não consegue. Já tinha postado antes no Bilhetes, blog coletivo em que também posto regularmente, mas no dia em que o publiquei no Re-novidade mostrei ao meu irmão e caímos em gargalhadas. É um texto muito parecido com o que fomos (somos?). Todo mundo é meio Zé, uns mais que os outros.
    Quanto ao sucesso, eu não o meço em números de comentários, porque no meu caso quem mais comenta são os blogueiros parceiros, quem não bloga quando lê quase sempre não comenta, às vezes manda um e-mail ou um recado no Orkut avisando que gostou. E com os mecanismo de busca os textos não morrem. Gente vem elogiar coisas de 2006. Não espero muito e o número de visitas e comentários que o Re-novidade recebe me agrada.

    8.Publica em outros blogs? Qual o tema deles?
    Participo do Bilhetes com uma turma de blogueiros talentosos. Postamos notas, recados, cartas, poemas, músicas e pensamentos aleatórios... É como disse o Leandro, iniciador do projeto: uma comunidade hippie conotivista. Pra entender veja o nosso manifesto.
    Também participo do blog coletivo do meu amigo Marco, o Lion Of Zion, que principalmente critica os desvios do evangelicalismo, a corrente cristã da qual fizemos ou fazemos parte, e além disso possui filosofia, teologia, crônicas, poemas e charges.

    9.O que você dá mais importância em seu blog? E por que?
    A construção de uma nova realidade social é o um de meus focos principais, por isso priorizo os textos que tratam desses temas. Meu objetivo é uma espiritualidade madura, que não se venda pelas "moedas de prata" do sistema. Que priorize a justiça combatendo os abusos, a violência, as desigualdades e tudo o que é mal. Uma fé que também não crie celas porque nisso não há Vida. No Amar a liberdade e a responsabilidade andam de mãos dadas e isso basta.

    10.Seus amigos de convívio, fora os conhecidos da Internet, visitam e participam do seu blog? Como?
    Sim. Mas não tanto como gostaria (rs). É assim porque eu passo o ano longe de todos e não divulgo o quanto poderia. Mas nos últimos meses a situação tem mudado e tenho mais acompanhantes do meu convívio.

    11.Pelos seus conhecimentos, qual o peso da influencia dos blogs brasileiros atualmente?
    Minha opinião é muito vaga. Algum peso existe. Não é aquela influência "utópica" que alguns blogs alardeiam (surtos de importância), mas também não é pequena e é crescente. Todo blog é uma voz e toda voz (que vale ser ouvida) deixa alguma influência na vida de alguém. Agora, como coletividade os blogs brasileiros estão longe do peso que poderiam ter.

    12.Em uma frase diga o pensa sobre:
    a) Blogosfera - Não sei se existe, existiu ou só pareceu. Talvez existam pequenas esferas.
    b) Monetização - Esquisito. Não quero, mas nada contra.
    c) Plagio - Tem muita gente fazendo sem perceber (?) e gente vendo plágio onde não tem.
    d) Redes Sociais - São ótimas se a gente sabe usá-las.
    e) Brasil - Pátria amada, de gente que consegue ser linda apesar dos pesares.
    f) Seu Blog - Miscelânea de textos sinceros e interessantes.

    Você assina e autoriza a publicação dessas declarações?
    Sim!

    11 Responses to “Re-Novidade”

    Fraude Urnas Eletrônicas disse...
    3 de junho de 2009 às 12:41

    Parabéns tanto ao Entrevista Blogs pelo excelente bate papo, quanto Éverton Vidal pela bela descrição do seu trabalho.
    E pensar que tinha gente pensando em desistir...
    O trabalho é árduo, mas as recompensas são valiosas.
    Acredito que o recomeçar é mais prazeroso do que o começo em si. Você olha o projeto de sempre com outros olhos, e acaba fazendo tudo melhor!
    Re-nove!

    Fraude Urnas Eletrônicas Escreveu um artigo sobre...“Debate” sobre a segurança das urnas eletrônicas não avançou!


    Gustavo Freitas disse...
    3 de junho de 2009 às 14:03

    Éverton,
    parabéns pelo seu trabalho, li o texto sobre o "Zé", um texto muito bem elaborado,
    um abraço.


    Du disse...
    4 de junho de 2009 às 07:51

    Em primeiro lugar, parabéns ao idealizador deste blog e pela entrevista, o Vidal é meu ídolo! \o/
    ....

    Éverton, eu nunca vi alguém descrever seu próprio blog de um jeito tão poético e lindo!"...de olhos abertos ao hoje em que rios se abrem em desertos..." Putz! Só você mesmo!

    Consegue imaginar a minha alegria quando vi que você me citou aqui? Quanta honra!

    Tem uma parte desta entrevista que achei muito importante - Concorrentes ou aliados? Com certeza nunca te vi como um concorrente, nem você nem qualquer outro parceiro ou amigo blogueiro. Também tenho visto "cada coisa" por aí mas mesmo estando bem atuante na blogosfera, há momentos em que eu prefiro não me envolver e ficar de fora, exatamente nas situações que você citou!

    Quanto ao post seu que eu mais gostei, você já sabe qual é, né? Foi o que me fez apaixonar pelo Re-Novidade à primeira lida: Entrevista com Kierkegaard! Foi no dia 01/03/2008 e nunca mais deixei de ler seu blog!

    Bom... suas respostas num todo foram ótimas e eu admiro a tua inteligência cada vez mais. Será que ainda é possível? rsrsrsrs

    Beijos!

    Du Escreveu um artigo sobre...Voltando pra casa


    Deusiane disse...
    4 de junho de 2009 às 18:44

    Parabéns, Vidal!

    Vc escreve e expõe seus pensamentos assim como respira.

    Abraço!


    Éverton Vidal disse...
    4 de junho de 2009 às 18:47

    Nossa pessoal, estou muito feliz aqui. Olha que eu pensei que até que a Luciana havia me esquecido rsrs. Daí a Du me avisou no blog que tinha gostado da minha entrevista? E eu pensei, que entrevista? Fui num outro blog que publicou uma entrevista minha, mas não era. Então resolvi vir aqui e que surpresa!

    Obrigado Luciana. Obrigado aos colegas do Fraude urnas eletrônicas e ao Gustavo Freitas. Abraço especial a você Du, pela companhia na caminhada.

    Agora vou correndo ao Re-novidade criar um post de aviso.

    Inté!

    Éverton Vidal Escreveu um artigo sobre...O Livro de Jó


    Amigao disse...
    4 de junho de 2009 às 19:30

    Ser citado pelo Vidal em qualquer circunstância é uma honra muito grande.
    Agora ser chamado de "celebridade", cá pra nós é um exagero e tanto.
    Vou considerar como coisa de amigo, né amigão?

    Parabéns pelas brilhantes respostas. Você sim, é uma celebridade.

    Abração do amigão.

    Abraços também para o pessoal daqui, achei muito simpatico e adorei.Voltarei mais vezes.

    Amigao Escreveu um artigo sobre...


    Nando Damázio disse...
    4 de junho de 2009 às 21:18

    Nossa, fiquei imensamente honrado em ser citado pelo Éverton, mesmo estando há um bom tempo afastado da assim chamada "blogosfera". Nesta entrevista podemos captar um pouco da essência deste jovem escritor, um caso raro de precocidade e intuição.

    Vidal, quando eu era atuante na blogosfera, seu blog era um dos meu preferidos. Sempre fui um leitor ávido dos seus textos, bastante significativos pra mim. Você sempre dizendo boas palavras a meu respeito, mas diante de sua evolução espiritual e grandeza humana, eu percebo que sou ainda um mero aprendiz no começo do caminho.

    Abraço fraternal deste seu sempre amigo,
    Nando Damázio


    Letícia Palmeira disse...
    5 de junho de 2009 às 07:14

    Faz um ano que "acompanho" os trabalhos do Vidal e sempre acho tudo muito bom. Gosto de seus textos que falam de Deus e também gosto muito de seus poemas. E digo que foi um prazer conhecer o Vidal e seu blog. =)

    Fico voando quando se fala em Blogar e outras coisas, mas entendi. É difícil manter um blog e o Re-novidade está sempre firme. Isso é uma conquista.

    Parabéns pela entrevista.

    Letícia Palmeira Escreveu um artigo sobre...benevolência


    Thiago Mendanha disse...
    5 de junho de 2009 às 09:52

    Parabéns ao blog por trazer esta entrevista. E, lógico, parabéns ao brother Vidal, parceiro no Lion Of Zion...

    abs

    Thiago Mendanha Escreveu um artigo sobre...seu, meu, nosso doce humilde Ego


    AndréiaOM disse...
    10 de junho de 2009 às 14:11

    Admiro muito o blog dele. Simplesmente inspirador...


    Cafeina disse...
    18 de junho de 2009 às 01:33

    olha que orgulho... e pensar que vi esse menino nascer... rsrsrs... Parabéns pela entrevista, Everton realmente é do time dos melhores, tanto com conhecimento do que escreve quanto pelo modo que nos passa.
    .-= Cafeina´s last blog ..Frozen when your heart's not open =-.


    Postar um comentário

    Subscribe